sexta-feira, 29 de abril de 2011

Carro não foi feito para dormir

Esta semana conheci, o que espero ser, um novo amigo que inspirou esta postagem. Como não tenho permissão do mesmo, vou trata-lo como RA.
Rapidamente, para efeito de esclarecimento, RA envolveu-se em um acidente, em colisão lateral, estando ele como passageiro. Houve uma lesão importante na cervical, estando hoje RA temporariamente com limitações nos movimentos do corpo. Eu disse temporariamente RA.
O detalhe do caso é que RA estava "DORMINDO" no veículo. Alguém vai dizer: "mas ele era passageiro! Pode!". Não, infelizmente ele não poderia estar dormindo. O carro só foi feito para dormir, e outras coisas que não vem ao caso, PARADO! ESTACIONADO!
Se vocês acompanharem um projeto de estrutura, dirigibilidade, aerodinâmica, ...de um veículo, poderão certificar-se que a grande maioria são voltados para que a pessoa permaneça ereta, sentada. Qualquer mudança, interfere no quesito de segurança, expondo o usuário à um perigo muitas vezes maior que o do impacto em si.
Vide o caso do jogador Dener, que na década de 90, vestiu os uniformes de Portuguesa, Grêmio e Vasco.
Na época, sofreu um grave acidente que lhe tirou a vida. Dener voltava de São Paulo, dormindo no banco do carona do seu carro, dirigido pelo amigo Oto Gomes que, também dormiu na direção e, acabou colidindo numa árvore às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Investigações posteriores descobriram que Dener deixou o banco inclinado demais, anulando a eficiência do cinto, que acabou enforcando-o.
Detalhe: segunda a perícia, o veículo colidiu no obstáculo há 30 km/h, 30 km/h...e determinaram que se ele estivesse em posição ereta, haveria de se salvar, como o amigo condutor.
Outra situação comum é deixar crianças dormirem no banco de trás. Criança é OBRIGADA a ser conduzida em sistemas de retenção(cadeirinhas, bebê conforto, acento de elevação). Antes que ela durma, entretenha com brincadeiras, filmes, brinquedos, ...

Pensem nisso. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário