quarta-feira, 18 de maio de 2016

Cetran muda orientação para multa a motorista que tirar 'fino' de ciclistas


Agente de trânsito poderá multar motorista caso observe que veículo está muito próximo do condutor da bicicleta


Foto: Marina Pagno /Gaúcha
O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) emitiu um parecer que modifica o modo de autuação para motoristas que passarem muito próximos a ciclistas em vias do Estado. Pela lei, deve haver um metro e meio de distância lateral na ultrapassagem. 
Como é praticamente impossível fazer a medição, agora a orientação é que, se o agente de trânsito perceber que o veículo está muito próximo e oferecendo riscos ao condutor da bicicleta, o motorista poderá ser multado.
A ideia, segundo o presidente do Cetran, Ivan Poggere, é conscientizar os motoristas e aumentar a segurança dos ciclistas pelas ruas. 
"A gente quer mobilizar a sociedade para que se comece a observar mais e se cuide mais do ciclista. Às vezes, o agente de trânsito ficava inseguro na autuação porque, tecnicamente, ele precisaria de uma trena. Aí as autuações ocorriam como direção perigosa, o que não é o correto", explicou Poggere. 
Caso o motorista seja flagrado "tirando fino" de um ciclista, ele será multado em R$ 85,13 e perderá quatro pontos na carteira (infração média). 
Na teoria, a nova orientação sobre a convivência entre carros e bicicletas no trânsito já está valendo, pois foi aprovada no pleno do Cetran realizado na terça-feira (17). No entanto, as orientações aos órgãos de trânsito municipais, estaduais e federais só serão repassadas na semana que vem, quando o parecer será assinado e poderá entrar em vigor na prática. 
fonte: Rádio GAÚCHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário