segunda-feira, 6 de junho de 2016

Número de mortes cai 38% no trânsito da Capital em 2016



Foto: Cristine Rochol/PMPA
EPTC está reforçando medidas educativas para o pedestre idoso
EPTC está reforçando medidas educativas para o pedestre idoso
Os cinco primeiros meses deste ano apresentaram uma redução de 38% em vítimas fatais no trânsito da Capital, na comparação com o mesmo período do ano passado, decaindo do 47, em 2015, para 29 mortes neste ano. Reduziram igualmente em 38% os acidentes (de 8.887 para 5.442); em 20% os feridos (3.082 a 2.436); em 69% as vítimas fatais envolvendo motociclistas (23 a 7). O número de pedestres atropelados, com óbito, aumentou em 7% (13 a 14). Os dados são da Coordenação de Informações de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Na comparação apenas entre maio deste ano e o mesmo período de 2015, houve redução de 50% em acidentes (2.117 em 2015 e 1049 agora) e  menos  28% em feridos (655 a 470 em 2016). O número de mortes aumentou em 20% (5 a 6). Houve uma redução de 75% em vítimas fatais envolvendo motociclistas (4 a 1).  Dobrou o número de óbitos de pedestres atropelados (de 1 para 2). Não houve registro de mortes com ciclistas na Capital nos últimos 30 dias. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, informa que os esforços para a redução da acidentalidade prosseguirão em junho e no segundo semestre: “Continuaremos trabalhando forte em educação, fiscalização e engenharia de tráfego para uma maior segurança de todos, motoristas e pedestres, no dia a dia do trânsito”.
Das 29 vítimas fatais de janeiro a maio, 14 morreram atropelados, sendo seis idosos. Para buscar uma redução na acidentalidade com pessoas acima de 60 anos, a EPTC tem desenvolvido e reforçado medidas educativas de orientação para uma circulação com menos riscos de acidentalidade com este segmento da população. Ainda na sexta-feira passada encerrou o curso para multiplicadores: Educação no Trânsito para o Pedestre Idoso, dirigido a líderes de grupos idosos e profissionais envolvidos com o cuidado de pessoas da terceira idade  nas áreas da saúde,  assistência social  e esporte. 

O curso, que terá novas edições neste segundo semestre, representa  uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (SMS/CGVS) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), inseridas no Projeto Vida no Trânsito, em parceria com o Governo do Estado, pelo Detran/RS  e  Sesc. Para esta semana estão confirmadas duas palestras dos agentes de educação da EPTC direcionadas aos idosos: às 10h de 8 de junho, quarta-feira, no Sesc; e 9h de 9 de junho, quinta-feira, na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).   

Fonte: EPTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário