quarta-feira, 9 de janeiro de 2013


Detran/RS envolve meios de comunicação em projetos pelo trânsito seguro

Neste período de férias e muito movimento nas estradas, uma ofensiva de comunicação busca informar e sensibilizar leitores, ouvintes e telespectadores para o comportamento seguro no trânsito. Projetos especiais do Detran/RS com a Band, Pampa, RBS, Antena 1, MTV, Record, SBT, TVE e Ulbra TV chamam atenção para os riscos e cuidados necessários nas ruas e estradas. As campanhas se iniciaram em dezembro e seguem até o final de fevereiro.

O projeto Trânsito Legal: Sinal de Atitude une a Band TV, Band AM 640, BandNews FM 99,3, Esportes FM 90,3, Ipanema FM 94,9 e Jornal Metro em uma vigorosa campanha que aborda questões de prevenção, velocidade, álcool e direção e mobilidade urbana. Em diversos formatos - ações no portal Band.com.br/rs, VTs e Spots com a participação de jornalistas do grupo, interação nas redes sociais e ações de sampling nas ruas da Capital com camisetas e adesivos -, a campanha totaliza 1,5 mil inserções, e será concluída com ações pós-carnaval.

A MTV está produzindo o TV Balada Segura, para conscientizar o público jovem sobre a questão do álcool e direção. Durante sete semanas, mostrará dados do trânsito e de acidentes, cobrirá baladas, blitz/ações da operação e trará depoimentos de jovens.

Jornal, TV e rádios da Rede Pampa desenvolvem a Blitz Salva Vidas, ressaltando os resultados das operações Viagem Segura e Balada Segura, desenvolvidas pelo Detran e parceiros. Através de um enfoque positivo dessas operações, com depoimentos reais de pessoas e peças criativas de comunicação, a ideia é que o público perceba os resultados positivos da fiscalização.

A Central de Monitoramento da Rádio Gaúcha traz cerca de 400 citações nos boletins do tempo e boletins do litoral durante os meses de verão para lembrar, educar e conscientizar motoristas para um veraneio seguro, responsável e tranquilo. O projeto da RBS prevê, ainda, dicas de segurança no aplicativo da rádio para tablet e smartphone, que acompanha o movimento das estradas no verão.

Na rádio Antena 1, o projeto Dicas de Gentileza no Trânsito veicula 44 dicas mensais e 40 comerciais de 30 segundos em Porto Alegre, Bagé, Santa Maria e Rio Grande. O SBT RS em Ação insere, durante a programação, vinhetas educativas de segurança no trânsito com os apresentadores da emissora.

A TVE e a FM Cultura veiculam, nos intervalos da programação, as Dicas de Verão, para aproveitar o melhor da temporada. As vinhetas de segurança no trânsito totalizam quase mil inserções em rádio e TV até 03 de março e ações nas redes sociais.

A campanha Escolha a Vida, da Ulbra TV e da Pop Rock engloba programetes, interferências, chamadas, ações na praia, programas especiais e drops de informação para um veraneio tranquilo e segurança nas estradas, sob o guarda-chuva do conceito "escolher o lado certo é sempre o melhor caminho".

Durante o segundo semestre de 2012, a Rádio Guaíba, o Correio do Povo e canais online do Grupo Record realizaram a segunda edição da campanha Fique Vivo Hoje. A campanha enfatizou a importância do comportamento do condutor na segurança no trânsito: manutenção do veículo e respeito às leis de trânsito foram alguns dos temas abordados. 

Fonte: Detran/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário