quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Balada Segura registra queda no percentual de autuados por embriaguez

Desde o início da Operação Balada Segura, no dia 04 de fevereiro de 2011, o percentual de autuações por teste do etilômetro nas blitze vem caindo gradativamente. Considerando-se somente a segunda fase (na fase piloto o percentual era alto, pois somente os condutores com sinais de embriaguez eram testados), o percentual de autuados por teste passou de 5,5% dos abordados em outubro de 2011 passou para 2,9% dezembro de 2012.
Nesta Semana Nacional de Trânsito, em que se discute o tema o temaÁlcool, Outras Drogas e Segurança no Trânsito, essa queda no percentual de autuados pode ser comemorada. A experiência gaúcha demonstra que o aumento da fiscalização, acompanhado de campanhas educativas, precede uma mudança de cultura.
Mesmo com a redução nos percentuais de autuados por teste na Balada Segura, o RS registrou um crescimento de 150% das autuações por embriaguez de 2010 a 2012. De 9.623 infrações registradas em 2010, passou para 17.224 em 2011, e 23.793 em 2012.
O crescimento das infrações pelo artigo 165, do Código de Trânsito Brasileiro, pode ser creditado a fiscalização, não só na Balada Segura, mas também em operações como a Viagem Segura – realizadas nos feriados desde 15 de novembro de 2011 - e atividades rotineiras dos órgãos de trânsito.  A título de comparação, as infrações por excesso de velocidade, que lideram o ranking de infrações no Estado, aumentaram 35% no período e as infrações por dirigir sem cinto de segurança e ultrapassagens proibidas mantiveram-se estáveis.
O reflexo da fiscalização também se dá no âmbito administrativo. O número de processos de suspensão do direito de dirigir por embriaguez também cresceu 135% no período: de 5.869 processos instaurados em 2010 pelo Detran/RS, passou para 13.801 em 2012.
A experiência gaúcha demonstra que o recrudescimento da fiscalização, acompanhado de campanhas educativas, precede uma mudança de cultura, que já se verifica nos municípios que compõem a rede da Balada Segura.
Expansão da Balada Segura
De Porto Alegre, a Balada Segura estendeu-se para outros onze municípios: Canoas, Alegrete, Ijuí, Esteio, Guaíba, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Uruguaiana, Pelotas e Alvorada. Foram mais de mil blitze e 75 mil abordagens. Somando-se os autuados por teste aos autuados por recusa, cerca de 6,8 mil condutores embriagados (ou supostamente embriagados), potenciais causadores de acidentes foram retirados de circulação.
Pelo menos mais dez municípios estarão integrados a rede da Balada Segura até o final do ano. O Detran/RS também tem desenvolvido reuniões de sensibilização com as comunidades desses municípios, para engajar educadores, representantes do comércio e da imprensa, organizações da sociedade civil e secretarias municipais na causa do trânsito seguro. Comitês Municipais estão sendo criados nessas cidades, com a incumbência de desenvolver ações educativas paralelas às blitze de fiscalização.  Alegrete, Uruguaiana, Alvorada, Pelotas, Rio Grande, Esteio, Santa Cruz já montaram seus comitês.

Fonte: Detran/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário