domingo, 25 de outubro de 2015

O Brasil também tem seus "babacas" no trânsito



DSCN0004
Nos Estados Unidos,  é considerado “babaca” o motorista que dá sinal de luz pedindo passagem. Lá, é normal deixar passar o carro que está na faixa da esquerda, a mais rápida. No Brasil, os motoristas circulam em baixa velocidade em qualquer faixa, atrapalhando o trânsito.
Bem, a foto acima é o sonho de quem viaja de carro. Pegar uma estrada boa, sem movimento. Fazer uma viagem tranquila. Infelizmente, a realidade é outra. Vocês já perceberam que é cada vez maior a quantidade de maus motoristas em circulação, tanto nas estradas como nas cidades? Eu já viajei por grande parte do País. Conheço muitas cidades, grandes, médias e pequenas, e posso afirmar que em todo o lugar é a mesma coisa. Para cada motorista bom que há por aí, existem uns 6 ou 7 ruins. Sem educação. Sem respeito.
O mais grave de tudo é a falta de fiscalização, seja de fiscais municipais ou de polícias rodoviárias. Ninguém fiscaliza nada. Por isso tem gente fazendo o que quer. Impunemente. Querem um exemplo? Os motoboys. Esses caras dirigem que nem loucos pelas ruas das cidades, ignorando totalmente as regras de trânsito, sem o menor pudor, colocando em risco a vida deles e dos outros. Uma vergonha. Ninguém faz nada.
Outro dia vi em Porto Alegre, na Avenida Ipiranga, um motoboy discutir com um taxista, que nem prestava atenção a ele. O motoboy parou no meio da pista, subiu na calçada, quase atropelou pessoas numa parada de ônibus, só para voltar e brigar com o taxista, que seguiu em frente sem nem prestar atenção ao maluco. E assim esses motoboys fazem todo o dia no trânsito. Nunca vi um fiscal da EPTC fiscalizando. Eles andam em duplas, batendo papo, sem ligar para o que acontece em volta. Multar, multam, mas geralmente carro mal estacionado.
Qualquer pessoa que ficar 10 minutos parado numa esquina de grande movimento em Porto Alegre vai ver muitos motoristas falando ao celular, furando o sinal vermelho, costurando, etc. Parece que só os fiscais da EPTC é que não veem nada…
Nas estradas, tem muito motorista babaca. Quem são eles? São aqueles que ignoram as regras de trânsito. Correm demais, ultrapassam em local proibido, quase provocam acidentes. O pior é que não dá nada. Os radares só multam quem está a 70 Km por hora numa área onde deveria se estar a 60. E os caminhoneiros? Dirigem aqueles veículos de muitas toneladas a mais de 100 por hora, passando por cima de quem não sai da frente. Tudo sem fiscalização.
Enquanto existir essa postura de quem deveria fiscalizar, não adianta reclamar do número de mortes no trânsito. E também não adianta reclamar dos maus motoristas. Tem que fiscalizar e multar. E retirar de circulação carro sem condições de trafegar.
Apesar de alguns babacas, ainda vale a pena viajar de carro. A dica para uma viagem segura é respeitar os outros e às regras de trânsito. Só uma viagem de carro permite fazer fotos e conhecer lugares diferentes. Inusitados. Eu costumo postar fotos de minhas viagens também no Instagram: marcosh85.
Para complementar: voltei neste domingo(25) pela BR-290. O trecho depois do acesso a Charqueadas até a duplicação em Guaíba é crítico. Muitos carros – a maioria daquelas caminhonetes – ultrapassam em qualquer lugar, mesmo que venha alguém no sentido contrário. Muitos desses, são obrigados a jogar o carro para o acostamento para não bater no Sr. ou Sra apressadinho, que não liga a mínima para os outros.
Fonte: clicrbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário