terça-feira, 13 de outubro de 2015

Talonário Eletrônico de Multas recebe prêmio


O TEM é uma aplicação móvel para o registro digital de autos de infração de trânsito
O TEM é uma aplicação móvel para o registro digital de autos de infração de trânsito - Foto: Arquivo DetranRS
Utilizado pelos agentes de trânsito do Detran/RS desde o ano passado, o Talonário Eletrônico de Multas (TEM) recebeu o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico no 43º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública - Secov, realizado em Salvador no mês de outubro. Desenvolvido pela Procergs, o projeto foi um dos vencedores na categoria e-Administração.
O TEM é uma aplicação móvel para o registro digital de autos de infração de trânsito. O equipamento possibilita consulta à base de dados e de condutores do Detran/RS, e também à legislação de trânsito. Além de facilitar o trabalho dos agentes, o equipamento reduz falhas na consistência dos autos devido à digitação ou caligrafia dos agentes. A solução foi premiada pela eficiência econômica, redução de custos para a administração pública e melhorias no desempenho dos agentes de trânsito.
Desde abril, o TEM está disponível também para os municípios. Para utilizar o sistema, as prefeituras deverão adquirir o hardware (smartphones ou tablets e impressora portátil) e contar com acesso à internet. O Detran/RS oferece treinamento para os agentes. Caxias do Sul já adotou a tecnologia e vários outros municípios já passaram pelo treinamento.
No ano passado, outro produto desenvolvido pela Procergs para o Detran/RS foi premiado no evento. O Sistema Abordagem Móvel de Veículos (ABM) é o “coração” do TEM e foi o grande vencedor do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico na edição de 2014.
Prêmio e-Gov
Criado em 2002, o Prêmio e-Gov é concedido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) durante o Secov  e tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico.
O Secov é o principal fórum brasileiro de informática pública e tem a participação de gestores públicos, pesquisadores e profissionais das entidades estaduais de tecnologia da Informação. O evento permite a discussão e o aprimoramento das políticas de informática, dos modelos e experiências de informatização e do papel da tecnologia da informação no aperfeiçoamento da gestão pública e no atendimento ao cidadão.
Fonte: Detran/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário