sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Porto Alegre tem menor número de mortes no trânsito desde 1998


Houve redução de 30% em 2015 em relação ao ano anterior
Cai 30% número de acidentes com morte em Porto Alegre | Foto: Mauren Xavier / Especial / CP
Cai 30% número de acidentes com morte em Porto Alegre | Foto: Mauren Xavier / Especial / CP

* Com informações de Mauren Xavier e Bibiana Borba

O número de acidentes com morte em Porto Alegre caiu 30% em 2015 em relação ao ano anterior. De acordo com dados divulgados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) nesta quinta-feira, foram 98 mortes no ano passado contra 141 no ano anterior. O índice é histórico: desde a criação da EPTC, em 1998, esse é o menor número de mortes registradas no trânsito da Capital. 

A quantidade de feridos caiu 17% de 2014 para 2015, totalizando 6,9 mil feridos. "Infelizmente a gente ainda tem uma cultura de que o dono do espaço público é o automóvel. Nós estamos mudando essa mentalidade através da educação para o trânsito que a equipe da EPTC faz em todas as escolas; através da sinalização mais adequada; reduzindo a velocidade em algumas zonas, criando a zona 30; elevando a quantidade de faixas de segurança; buscando mostrar ao motorista que ele não é prioridade. Quem é prioritário? O pedestre", disse o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, durante cerimônia para comemorar a redução das mortes no trânsito. No evento, 43 balões brancos foram soltos em frente à Prefeitura da Capital, no Largo Glênio Peres. 

"Tenho certeza de que quando conseguirmos convencer a todos de que o automóvel tem que ser um meio de locomoção e não uma arma, um instrumento de mortandade, vamos conseguir reduzir ainda mais esse número de acidentes", declarou Fortunati.
Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário