quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Qual é a hora de trocar a marcha?


Você sabe a hora certa de trocar a marcha do seu carro? Muita gente acha que a única regra é seguir a ordem das marchas, até encontrar aquela que vai realizar um melhor desempenho. Mas, não é bem assim.
O ato de aumentar ou reduzir as marchas vem com a experiência de cada um na direção e depende de vários fatores, como, por exemplo, a potência do motor do veículo, os aclives e declives da via e o peso que o veículo está carregando. Além disso, uma troca de marcha realizada em um momento errado pode comprometer o carro, desperdiçar combustível e até prejudicar ainda mais o meio-ambiente.
Trancos e empurrões são sinais imediatos de que o motor do seu carro não está compatível com a marcha escolhida, seja por ter atingido o “limite de força” ou por ter reduzido a velocidade antes da hora.
O resultado de saber trocar a marcha na hora certa é sentido na economia de combustível. Caso seu carro não possua o marcador das rotações do motor, você pode se basear pela velocidade. Evite esticar as marchas demais, levando a rotação do motor até o limite de cada uma. O ideal é andar na estrada, sempre que possível, em 5ª marcha e na cidade em 3ª ou 4ª, que  são as mais econômicas para cada via (considerando que o veículo esteja andando próximo das velocidades máximas permitidas).
Fazendo um bom uso do carro, você conserva o motor, evita problemas mecânicos, não desperdiça combustível e contribui na prática de um Trânsito+gentil também com o meio ambiente.
Fonte: Trânsito mais gentil

Nenhum comentário:

Postar um comentário