quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012


Que seja assim, enquanto dure!


Operação Balada Segura registra queda do percentual de motoristas embriagados na Capital
A Operação Balada Segura, iniciada em 04 de fevereiro de 2011, em Porto Alegre, comemora seu primeiro aniversário com mais de 19 mil motoristas abordados e 1,2 mil autuações por embriaguez. O balanço foi apresentado à imprensa, nesta quinta-feira (09) pelas instituições envolvidas na Operação.
As autuações por embriaguez representam 6,5% do total de motoristas abordados no período. Dessas 1,2 mil autuações, 694 foram por recusa e 159 enquadrados em crime de trânsito. A fase piloto do projeto - que foi de 04 de fevereiro a 26 de setembro de 2011 - teve um caráter mais educativo, e somente os suspeitos de embriaguez eram convidados a soprar o bafômetro. Neste período, 49% dos 13,1 mil abordados tinham concentração de álcool superior ao permitido pela legislação ou recusaram-se a fazer o bafômetro.
Já na segunda fase, que começou em 27 de setembro, além das blitze mais frequentes, 100% dos motoristas foram convidados a fazer o teste de alcoolemia (na primeira fase foram somente 7,7%). O percentual de autuados pelo Artigo 165 caiu para 12% (739) dos 6 mil abordados. A mudança de comportamento começou a ser sentida com mais força nesta segunda fase. O índice de autuados por embriaguez caiu de 18,5% em setembro, quando teve início a segunda fase, para 10% no mês de aniversário da Operação. Na segunda fase, 95% dos condutores que fizeram o teste não estavam embriagados.
"Podemos perceber, na convivência diária com as pessoas, o início de uma mudança de comportamento. Ela não é medida por esses números, pois vai muito além dos condutores que efetivamente passam pelas blitze", avalia o presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos. "Além disso, a Operação é o epicentro de diversas iniciativas, como a Linha Balada Segura, os serviços de transporte oferecidos por algumas casas noturnas que utilizam o logotipo da Balada, demonstrando que a sociedade, com seus próprios mecanismos, está se movimentando para oferecer alternativas dentro da nova cultura."

A Operação contabiliza, ainda, 1,3 mil veículos e 1,2 mil CNHs recolhidas. O total de autuações por motivos diversos chega a 4,2 mil. O adjunto da EPTC, Carlos Pires, lembra do início da operação, quando foram buscar referências na Lei Seca do RJ. "Decidimos que aqui faríamos diferente não focando somente a questão da alcoolemia, mas também nos itens de segurança do veículo."

BM Para o Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, Valmor Mello, em se tratando de trânsito, a sociedade tem o resultado que quer, basta que potencialize as ações. "E a sociedade quer resolver o problema do trânsito. A Brigada Militar está priorizando essa questão, não só na Balada Segura, mas em todo Estado."

Além do Litoral, onde a BM está atuando desde dezembro, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil, a Balada Segura está sendo lançada hoje no município de Canoas. "Outros municípios estão aderindo. Este será o ano da Balada Segura no Interior do Rio Grande do Sul", anunciou Alessandro Barcellos.

Acidentalidade No primeiro ano de funcionamento da Balada Segura, ocorreram três acidentes com mortes e sete vítimas fatais a menos nos turnos em que acontece a operação. Foram 18 acidentes com 22 mortes no período imediatamente anterior ao período de atuação da Balada, e 15 acidentes com 15 mortes neste primeiro ano da Operação, uma redução de 17% dos acidentes e 31% das mortes. A análise considera as madrugadas de sábado e domingo na primeira fase, que se estendeu de fevereiro a setembro de 2011; e as madrugadas de quinta a domingo na segunda fase, de setembro a fevereiro deste ano.
No período anterior a Balada Segura, a proporção de acidentes com vítimas fatais nos turnos em que acontecem as blitze era de 37%. No ano da operação, essa proporção passou para 27%, uma redução de 27%. Da mesma forma, a proporção de vítimas fatais no período anterior às blitze era de 40%, passando a 27% neste ano da operação (redução de 33%). Fazem parte da Operação Balada Segura a Brigada Militar, Detran, EPTC, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito.

Fonte: Detran/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário