segunda-feira, 9 de abril de 2012

Alcoolismo na direção


Lendo a matéria abaixo, vem a tona um assunto que julgo ser conduzido de forma inapropriada, senão vejamos: quando o condutor está impedido de dirigir por alguma doença, é retirada a habilitação e, somente é devolvida após um laudo médico liberando a carteira ou alterando a mesma. 

Pergunta:
Alcoolismo não é considerada doença? Se o for, não seria correto o mesmo laudo para liberar a habilitação?
Há alguns anos atrás, enviei por e-mail ao Contran, sugestão de Lei que, o condutor que fosse recorrente dirigindo embriagado, além do que rege a legislação atual, deveria apresentar o  laudo de 2(dois) médicos peritos, que garantiriam a cura desta doença, para que pudesse pleitear a reabilitação. Até hoje não recebi resposta do órgão!
Alguns colegas e alunos questionaram, que não haveria médicos para atestar, pois não iriam se comprometer. Mas o que nós temos a ver com isso? É justo permitir uma pessoa doente, colocar em risco a vida de outras pessoas, pelo o seu direito de dirigir?
Creio que deveríamos tratar como doença e, convocar amigos e familiares a avisarem as autoridades de possíveis casos entre os seus.
Dê sua opinião.

Até a próxima!



Motorista embriagado é detido na contramão da BR 386

Condutor tinha a habilitação suspensa desde 2008 e já foi pego dirigindo quatro vezes

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu em flagrante na noite deste domingo um condutor alcoolizado dirigindo na contramão na BR 386 (Tabaí-Canoas), em Lajeado. O homem de 35 anos estava na pista Porto Alegre-Interior, porém conduzia seu automóvel no contrafluxo. O fato provocou confusão no trânsito da região, mas sem acidentes.

Ao ser abordado pela PRF, o motorista foi submetido ao teste do bafômetro. O resultado apontou 1,27 grama de álcool por litro de sangue. Quando o resultado ultrapassa 0,11, o condutor já é levado para a delegacia de polícia.

Conforme o inspetor Alessandro Castro, o homem dirigia o automóvel sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após consulta no sistema, constatou-se que sua habilitação está suspensa desde 2008 e que desde então foi pego quatro vezes dirigindo. Além disso, o infrator foi flagrado pela sétima vez dirigindo embriagado. 

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário