quarta-feira, 4 de julho de 2012


Detran/RS comemora 15 anos com redução da acidentalidade no Estado
Usuários que buscarem os serviços do Detran/RS esta semana, seja nas sedes de Porto Alegre – Voluntários, Andradas e Aparício Borges - , nas seis regionais no interior do Estado ou nos espaços do Tudo Fácil, encontraram um banner comemorativo aos 15 anos da Autarquia. Com a mensagem O trânsito é feito de pessoas. O Detran também. Quinze anos em defesa da vida, o banner busca uma identificação com o público, desmitificando a figura de um órgão repressor e punitivo.
A aplicação de penalidades é apenas uma das tantas atividades que o Detran/RS desempenha. O slogan Em defesa da vida transmite fielmente a missão do órgão, sua razão de ser. Especialmente quando completa 15 anos, o Detran/RS também comemora a redução da acidentalidade no Estado. Após anos de crescimento dos índices, acompanhando o aumento da frota e da população, o Estado pode comemorar uma redução de 6,6% das mortes no trânsito em 2011 em relação a 2010. Essa tendência de redução manteve-se nos primeiros quatro meses do ano: - 3,7% em relação ao mesmo período de 2011.
Mantidos esses índices – mesmo considerando eventuais reveses – o Estado deve alcançar a meta da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, de reduzir em 50% as vítimas de trânsito no período de 2011-2020. Para chegar a esse resultado, o Detran/RS investiu em parcerias com outros órgãos do Estado, municípios, ONGs. Seguiu a lição aprendida em visita a países da Europa que conquistaram índices invejáveis nos últimos 10 anos, onde as palavras-chave são integração e informação.
Metodologia internacional para estatísticas de trânsito
No quesito informação, a qualificação das estatísticas é uma das prioridades do órgão. Em 2011, o Detran/RS passou a trabalhar com a metodologia internacional para acidentes de trânsito, acompanhando as vítimas até 30 dias após o acidente. O levantamento foi feito retroativamente até 2007, fazendo aumentar cerca de 30% o número de vítimas, e permitindo uma visão mais realista do quadro da acidentalidade.
Integração dos órgãos
A integração dos órgãos é o pilar das ações de reforço a fiscalização, como a Balada Segura e a Viagem Segura. No primeiro ano de atuação das blitze educativas e de fiscalização nas madrugadas da Capital, o percentual de acidentes nos dias e turnos da operação caiu 33%. A Viagem Segura reúne diversos órgãos em ações de fiscalização nos ponto críticos da acidentalidade das rodovias gaúchas.  A média de acidentes nesses pontos antes da Operação era de 9,7 mortes/mês, e passou a 7,1 mortes/mês no período em que foi realizado o esforço conjunto de fiscalização concentrado nesses pontos.
Balanço
Para marcar seus 15 anos e fazer uma análise do primeiro ano daDécada no Brasil, o Detran/RS promove, do dia 17 a 19 de julho, o Congresso Internacional de Trânsito. São conferencistas da França, Espanha, Austrália, Argentina e Brasil que trarão experiências bem sucedidas na redução da acidentalidade. Com o tema Ideias que Salvam Vidas, o Congresso pretende compartilhar ideias para inspirar gestores, estudiosos, e a sociedade como um todo a pensar o trânsito sob novas perspectivas. As inscrições – gratuitas – podem ser feitas através do hotsite www.congressodetransito.rs.gov.br.

Fonte: Detran/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário