Obras do Metrô começam em 2013
09/08/2012 16:39:41
Foto: Cristine Rochol/PMPA

Reunião indicou o dia 10 de setembro para edital de manifestação de interesse
O cronograma de implantação do Metrô de Porto Alegre prevê para o terceiro trimestre de 2013 o início das obras. A definição das datas das próximas etapas do projeto ocorreu em reunião do grupo de trabalho do Metrô na tarde desta quinta-feira, 9. Conforme anunciou o prefeito José Fortunati, será lançado em 10 de setembro edital de manifestação de interesse para receber propostas técnicas que embasarão a licitação de contratação. (fotos) (vídeo)
O avanço no desenvolvimento do projeto é possível a partir da publicação, na quarta-feira, 8, da medida provisória federal que autorizou a modelagem financeira proposta para Porto Alegre. O documento, que trata das regras para licitação e contratação de parceria público-privada, autoriza a liberação do recurso federal previsto para o projeto durante a execução da obra e ainda prevê a não incidência de tributos federais.
Como informou o prefeito, a dedicação agora é para consolidar uma proposta técnica que represente a melhor formatação do serviço para o usuário. “Teremos na manifestação de interesse subsídios para definir o edital de licitação com qualidade técnica e segurança jurídica, buscando agilidade para concretizar o Metrô”, afirmou Fortunati.
Propostas técnicas - Na manifestação de interesse, a prefeitura definirá diretrizes, características e condições do projeto. Os interessados deverão apresentar propostas sobre diferentes métodos construtivos, tipo de trem, sinalização, controle e informação do usuário, além da concepção dos terminais e estações. Após a avaliação das propostas, o projeto será apresentado em audiência pública prévia ao lançamento do edital de licitação.
Representando o governo estadual na reunião, o secretário do Planejamento, João Motta, reforçou que o Estado está preparado para retomar o processo e dar suporte ao desenvolvimento das próximas etapas. “É uma oportunidade singular para o transporte da cidade e da Região Metropolitana”, enfatizou Motta.
Antes da publicação em setembro, a proposta será apresentada ao Comitê Gestor das PPPs da Capital, integrado por representantes dos órgãos municipais e por entidades da sociedade civil – Federasul, seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) e Sociedade de Engenharia.
Integração do transporte - O Metrô será integrado ao sistema de ônibus BRT (Bus Rapid Transit), em implantação nas avenidas Bento Gonçalves, Protásio Alves, João Pessoa e Padre Cacique, além da conexão com a rede metropolitana de transporte, principalmente ligando as cidades de Cachoeirinha, Alvorada e Gravataí.
Orçado em R$ 2,4 bilhões, o projeto prevê investimento de R$ 600 milhões da prefeitura, R$ 300 milhões do governo do Estado e R$ 1 bilhão da União. O montante inclui ainda R$ 265 milhões em isenções de tributos municipais e estaduais e R$ 323 milhões originários de financiamento privado.
Participam da reunião também os secretários municipais de Gestão, Urbano Schmitt, da Fazenda, Roberto Bertoncini, o diretor-presidente da empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, o procurador-adjunto do Município, Marcelo do Canto, a coordenadora do Gabinete de Articulação Institucional (GAI), Ana Pellini, e técnicos da prefeitura e do governo estadual.
MetrôPoa - A primeira fase da linha do metrô, estimada em 15 quilômetros e 13 estações, compreende as avenidas Assis Brasil, Brasiliano de Moraes, Benjamin Constant, Cairú, Farrapos, rua Voluntários da Pátria, Largo Glênio Peres e av. Borges de Medeiros. O projeto considera uma tecnologia de transporte segregada do sistema viário, chamada de “Metrô Leve”, apontada como a melhor escolha para atendimento da demanda de Porto Alegre.
A operação da linha do metrô atenderá diariamente a um público médio de 310 mil passageiros, ampliando a oferta de transporte atual, reduzindo a utilização do transporte individual, incentivando a utilização do transporte público. Serão 25 composições (trens), formadas cada uma por quatro carros que transportam em média 270 pessoas cada um.
A operação da linha do metrô atenderá diariamente a um público médio de 310 mil passageiros, ampliando a oferta de transporte atual, reduzindo a utilização do transporte individual, incentivando a utilização do transporte público. Serão 25 composições (trens), formadas cada uma por quatro carros que transportam em média 270 pessoas cada um.
Fonte: EPTC
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