segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Prefeitura tomará medidas para conter a mortandade no trânsito

Algumas vias de Porto Alegre, como a João de Oliveira Remião, vão ganhar sinaleiras e quebra-molas

 
Campeã de mortes no trânsito da Capital, a Estrada João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro, vai ganhar novas sinaleiras e quebra-molas ainda este mês. A medida, que deverá ser estendida para pelo menos outras 11 vias até outubro, faz parte de uma ofensiva da prefeitura na tentativa de reduzir o número de acidentes na cidade.
Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), houve uma queda de 31% no número de vítimas fatais entre janeiro e julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
Conforme o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a estratégia visa a cumprir uma meta da Organização Mundial da Saúde (OMS): diminuir à metade o número de mortos no trânsito ao longo de 10 anos. Para isso, técnicos da empresa vêm realizando estudos e análises em diferentes regiões da cidade desde setembro de 2010.
A primeira via a ser trabalhada, com oito projetos implantados ainda em 2011, é a João de Oliveira Remião, recordista de vítimas fatais no trânsito de Porto Alegre. Foram 30 mortes entre 2007 e 2011, 13 delas em consequência de atropelamentos. Ao todo, a avenida tem 8,3 quilômetros.
— É praticamente a única via daquela região. Liga a Lomba do
Pinheiro à Restinga, tem movimento de transporte coletivo, veículos particulares e bicicletas. A Ipiranga até tem mais ocorrências, mas a João de Oliveira Remião é mais fatal — explica Cappellari.
A instalação de equipamentos como lombadas eletrônicas, lombadas físicas (quebra-molas) e pardais é a faceta mais visível do programa, que já surte efeito. Segundo Cappellari, as mortes no trânsito de Porto Alegre foram reduzidas em 17% em 2011. Em 2012, até julho, o número de vítimas fatais caiu em um terço, e houve 48% menos mortes por atropelamento.
— Isso é um sinal de que os atropelamentos ocorreram com veículos em velocidades menores — diz o diretor.
Na mira, ruas próximas a regiões rurais da cidade
A EPTC praticamente dobrou a fiscalização eletrônica na cidade, por considerar que o equipamento eletrônico tem eficácia de quase 100% para ocorrências de maior gravidade.
Outras avenidas e estradas serão alvo dessa operação nos próximos dois meses e meio. Muitas delas (veja a lista ao lado) ficam próximas à zona rural ou de regiões periféricas.
— Cerca de 80% dessas vias estão no Extremo Sul ou no Extremo Leste da cidade. O número de moradias se ampliou nessas regiões. Na Zona Sul, por exemplo, algumas vias têm características de estradas, e, com mais movimento, surgem problemas — diz Cappellari.
Ele informa que as mudanças implantadas na Lomba do Pinheiro e nas próximas vias a serem estudadas não incluem a colocação de novos radares, nem a mudança de local dos aparelhos:
— Já esgotamos a cota de pardais com a empresa que contratamos.
Próximas vias que serão foco de estudos até o final de outubro:
- Juca Batista, João Antônio da Silveira, Nilo Peçanha, Protásio Alves, Adda Mascarenhas de Moraes, Edgar Pires de Castro, Afonso Lourenço Mariante, Corrêa Lima, Estrada da Serraria, Erico Verissimo e Ipiranga.
Fonte: ZERO HORA

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