sábado, 24 de novembro de 2012

Liberado mais um trecho da Ciclovia da Ipiranga


Foto: Cristine Rochol/PMPA
Novo trecho da Ciclovia foi aberto hoje
Novo trecho da Ciclovia foi aberto hoje
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Prefeito José Fortunati na entrega de novo trecho da Ciclovia da Avenida Ipiranga
Prefeito José Fortunati na entrega de novo trecho da Ciclovia da Avenida Ipiranga
Na manhã deste sábado, 24, foi realizado a liberação de mais 1,4 quilômetros da ciclovia da avenida Ipiranga, trecho entre as avenidas Beira Rio e a Érico Veríssimo. O total da ciclovia deve estar concluído ainda no primeiro semestre de 2013.

Com o trecho inaugurado hoje são 1,8 quilômetro de ciclovia na Ipiranga, da Beira Rio até a Azenha.  Mesmo com chuva, o prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, estiveram presentes na abertura do novo espaço para os ciclistas da capital. “Nós precisamos comprovar ao cidadão que bicicleta, além de um meio de lazer e esportivo, é um meio de transporte que precisa ser respeitado. Por isso estamos buscando construir uma política de respeito aos ciclistas, isso passa pela construção das ciclovias, aluguel de bicicletas e pela educação dos nossos motoristas”, afirmou Fortunati.

Na ocasião, o prefeito garantiu ainda a construição de 50 quilômetros de ciclovia até 2014. “Vamos construir os 50 quilômetros até a Copa do Mundo, mas, principalmente, fazer todo esforço para criar uma cultura de convivência com a bicicleta em Porto Alegre”.

O secretário Cappellari afirmou que o trecho 3, entre a Azenha e a Antonio de Carvalho deve começar em seguida. Serão mais 7 Km, totalizando 9,4 da ciclovia da Ipiranga.  “Estamos avançando, hoje já contamos com 11 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas”. Lembrou ainda do projeto BikePoa, que com apenas dois meses de implantação já teve 17 mil viagens realizadas, 13 mil cadastrados no sistema, contando 100 bicicletas para uso em 10 dez estações.

Com a trégua da chuva, foi possível realizar o passeio inaugural do novo trecho da ciclovia.. “Foram duas inaugurações, consegui estrear a minha bicicleta, uma relíquia de 1929 que adquiri há pouco mais de 30 dias”, comemorou o prefeito.

Sobre o trecho – Parceria entre a prefeitura e o Praia de Belas Shopping, tem piso de asfalto, coloração vermelha, com semáforos exclusivos para ciclistas nos cruzamentos da Ipiranga com Érico Veríssimo, Getúlio Vargas e Praia de Belas. Nos demais cruzamentos valerá a sinalização do semáforo veicular.
Para maior segurança dos ciclistas, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) proibirá, a partir deste sábado, conversões de veículos automotivos da av. Ipiranga para a Borges de Medeiros no sentido centro - bairro, e da av. Ipiranga para a Múcio Teixeira, no mesmo sentido.
 
Ciclovias e ciclofaixasCom os 1,8 quilômetros da Av. Ipiranga, Porto Alegre tem 11,4 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, nos seguintes locais:

Restinga: 4,6 quilômetros de extensão. Custo da obra foi de 1,1 milhão financiados pelo município. São 3 quilômetros na avenida João Antônio da Silveira, entre as avenidas Edgar Pires de Castro e Ignês Fagundes. Outros 500 metros conduzirão até as proximidades do Parque Industrial, e 1,1 quilômetro na Nilo Wulff, entre a avenida João Antônio da Silveira e o terminal de ônibus.

Diário de Notícias: Ao longo da Diário de Notícias, entre Wenceslau Escobar e Chuí, com 2,1 quilômetros de extensão. Obra concluída. Construída como contrapartida, pelo Barra Shopping.

Ipanema: Inicia na Coronel Marcos com Déa Cofal, segue pela Déa Cofal e avenida Guaíba até a avenida Osvaldo Cruz, com1,2 quilômetro de extensão. Foi revitalizada em 2012.

Icaraí: 1,7 quilômetro, entre as avenidas Chuí e Wenceslau Escobar, no sentido bairro-Centro, localizada ao lado direito da pista, junto ao meio-fio e sinalizada com tachões.

Próximas CicloviasIpiranga: 9,4 quilômetros, entre a Edvaldo Pereira Paiva e a Antônio de Carvalho (contrapartida Zaffari e Praia de Belas). Trecho inicialmente concluído (cerca de 414m), entre a Érico Verissimo e Azenha), com agora mais 1,4 quilômetro da Beira-Rio até a Érico Veríssimo.
 
Aeroporto-Sertório:
 (integrada na Dona Alzira), previsão de 12 quilômetros (investimento público); ciclovia circundando a área do aeroporto pelas avenidas dos Estados, Severo Dullius, rua Dona Alzira e Sertório (iniciando na estação de metrô Farrapos, segue pela Sertório, Assis Brasil e termina na Francisco Silveira Bittencourt).  Com a conclusão da duplicação da Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), obra para a Copa do Mundo, que inclui uma ciclovia de 6,35 quilômetro, haverá integração dos espaços exclusivos para os ciclistas das avenidas Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique (1 quilômetro a ser implantado) e Diário de Notícias (2,1 quilômetros existentes), resultando em 17,4 quilômetros de ciclovias integradas.
 
Voluntários da Pátria:
 obra de duplicação da via, com recursos do PAC da Copa, contará com ciclovia de 3,5 quilômetros, entre a rua da Conceição e av. Sertório.

Loureiro da Silva: 1,2 quilômetro de extensão, interligando a José do Patrocínio e Vasco Alves.

José do Patrocínio: 880 metros de extensão, ligando as avenidas Loureiro da Silva e Venâncio Aires.

Corredores de ônibus e vias fechadas para lazer:  Aos domingos são fechados os corredores de ônibus e as seguintes vias, para lazer e uso da bicicleta: Terceira Perimetral, Cascatinha e Beira Rio e Aureliano de Figueiredo Pinto.

BikePoa: com dois meses de implantação, já foram registradas mais de 17 mil viagens realizadas, 13 mil cadastros no sistema, dez estações e 100 bicicletas para aluguel.

Fonte: EPTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário