sexta-feira, 9 de novembro de 2012


Metrô: propostas serão encaminhadas até início de janeiro


Foto: Divulgação/PMPA
Empresas interessadas trabalham no detalhamento dos projetos
Empresas interessadas trabalham no detalhamento dos projetos
Em reunião realizada na prefeitura, ficou definida a data 10 de janeiro como prazo final para apresentação dos projetos e estudos técnicos do Metrô de Porto Alegre. A mudança da data, anteriormente prevista para 12 de novembro, acontece por solicitação dos grupos e empresas interessadas na implantação do metrô na Capital, que trabalham no detalhamento dos projetos. 
 
Atualmente, dez empresas estão desenvolvendo propostas para o metrô. O objetivo da prefeitura é agregar ao Metrô de Porto Alegre as mais modernas tecnologias e soluções disponíveis no mercado do transporte coletivo. “Levamos em conta a complexidade e os detalhamentos técnicos necessários para implantar o Metrô. É importante salientar que essa prorrogação não afetará o calendário de implantação”, afirmou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. 
 
A seleção de estudos apresentados por empresas possibilitará a elaboração do edital de licitação para definir o vencedor da parceria público-privada, responsável pela obra e pela operação do sistema. Os interessados deverão apresentar propostas sobre diferentes métodos construtivos, tipo de trem, sinalização, controle e informação do usuário, além da concepção dos terminais e estações. 
 
O formato escolhido será o mais qualificado para a demanda de Porto Alegre, observando critérios como menores custos de implantação e de operação, maior durabilidade e confiabilidade e menores impactos de obras, ambiental e urbanístico. 
 
Avaliação das propostas - A seleção do formato vencedor será realizada por grupo técnico composto por representantes da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), da Procuradoria-Geral do Município e das secretarias municipais de Gestão e Acompanhamento Estratégico, da Fazenda e de Obras e Viação. A decisão final será validada pelo Comitê Gestor das PPPs de Porto Alegre, integrado por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), da Sociedade de Engenharia (Sergs-RS), da Federasul e da prefeitura. 
 
Orçado em R$ 2,4 bilhões, o MetrôPoa deverá atender diariamente a um público médio de 310 mil passageiros, ampliando a oferta de transporte público e estimulando a redução do transporte individual.  Serão 25 composições (trens), formadas cada uma por quatro carros que transportam em média 270 pessoas cada um.
 
Diretrizes da manifestação de interesse
 
- Integração: Integração com os diferentes meios de transporte e sistema de ônibus BRT. Conexão com a rede metropolitana.
- Acesso a todos: Mesma tarifa do ônibus de Porto Alegre, integrada à utilização das linhas urbanas e metropolitanas e ao Trensurb. Garantia das atuais isenções praticadas na Capital.
- Conforto: Bilhetagem eletrônica. Climatização nos trens e estações. Acomodações confortáveis. Portas automáticas. Informação e infraestrutura de atendimento ao usuário.
- Projeto estruturante: Urbanização de toda a área envolvida ao longo do trajeto do Metrô. Instalação de ciclovias, passeios e paisagismo.
- Mobilidade urbana: Ligará o Centro e a zona Norte, da av. Assis Brasil (Fiergs) até a av. Borges de Medeiros, ao longo de 14,8 quilômetros de traçado (av. Assis Brasil, Brasiliano de Moraes, Benjamin Constant, Cairú, Farrapos, rua Voluntários da Pátria, Largo Glênio Peres e av. Borges de Medeiros). Mínimo 13 estações no trajeto.
 
Critérios de seleção das propostas
- Disponibilidade - Maior disponibilidade do serviço (horário de operação e frequência).
- Eficiência - Considerando o menor tempo de viagem e as etapas do processo de deslocamento (informação, acesso ao sistema, pagamento, espera na plataforma, deslocamento, transbordo e o desembarque).
- Acessibilidade - Plena acessibilidade ao sistema (deslocamento, acesso às estações e aos serviços internos, incluindo bilhetagem, embarque, desembarque e interligação com outros modais).  
- Atendimento - Ações, estrutura física e equipamentos para interface e informação ao usuário.
- Conforto - Melhor infraestrutura de assentos, ruído, iluminação, climatização, vibração, facilidades ergonômicas, sanitários e oferta de comércio e serviços.
- Informação - Recursos de informação dinâmica e estática, visual e sonora, nos veículos, nas estações, nos acessos, no entorno e à distância. 
- Segurança - Planos de emergência, ações preventivas, dispositivos e equipamentos com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes.
 
Cronograma - Metrô Poa
 
8 de agosto - Publicação da medida provisória 575 no Diário Oficial da União, confirmando a modelagem financeira do MetrôPoa.
16 de agosto - Apresentação e aprovação do projeto no Comitê Gestor das PPPs de Porto Alegre.
10 de setembro - Lançamento da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI).
10 de janeiro - Entrega das propostas pelas empresas.
Primeiro trimestre de 2013 - Seleção do melhor estudo, audiência pública e publicação do edital. 
Terceiro trimestre de 2013 - Início das obras.

Fonte: EPTC

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