sábado, 28 de dezembro de 2013

Um ano para mudar a cara do trânsito


Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Duplicação da Edvaldo Pereira Paiva é uma das principais obras de infraestrutura
Duplicação da Edvaldo Pereira Paiva é uma das principais obras de infraestrutura
Pensar a mobilidade urbana de uma capital como Porto Alegre, que tem uma população de 1,4 milhão de habitantes e 750 mil veículos, um para cada duas pessoas, é buscar equilibrar e organizar os movimentos de todos os envolvidos no trânsito, levando em conta sempre conceitos de segurança viária e fluidez. Baseado nisso, o ano de 2013 está marcado por significativas obras de infraestrutura para a circulação da cidade.

São grandes obras, viabilizadas pela realização da Copa do Mundo, que vão mudar a cara, para melhor, da cidade. Viadutos, trincheiras, alargamentos de vias e qualificação da infraestrutura e do conceito de transporte coletivo, com os BRTs (ônibus rápidos). Ao todo, são cinco obras de grande porte somente na Terceira Perimetral (trincheiras nos cruzamentos com a avenida Ceará, Anita Garibaldi, Cristovão Colombo, Plínio Brasil Milano; e viaduto da Bento Gonçalves), além de um viaduto na Júlio de Castilhos, entrada da Capital; a duplicação da Voluntários da Pátria e Edvaldo Pereira Paiva; prolongamento da avenida Severo Dullius; e a criação da avenida Tronco, tornando-se uma nova alternativa na zona Sul.

Também foram realizadas medidas pontuais em vias de tráfego menos intenso, mas que contribuem muito para ampliar o conceito de mobilidade urbana e segurança viária, como a abertura da rua Pinheiro Machado com a avenida Independência; a implantação do corredor de ônibus do eixo Cavalhada, com 4,5km de faixa prioritária ao transporte coletivo na zona Sul; a instalação de placas bilíngues para orientar os turistas; o recolhimento de veículos abandonados; a colocação de 38 lombadas físicas em vias que apresentavam índice de desrespeitos em relação à velocidade; e a implantação de contrafluxo de ônibus na Lomba do Pinheiro, zona Leste; entre outras ações.

Ações com foco na segurança também foram realizadas como a intensificação do radar móvel nos corredores, para monitorar a velocidade dos ônibus; a ampliação da instalação dos abrigos de ônibus tipo Paradas Seguras, com bancos, iluminação e lixeira; semáforos regressivos para pedestres; gradis de orientação para uma travessia segura; bilhetagem eletrônica nas lotações, garantindo mais segurança e agilidade; e a instalação de câmeras de monitoramento em vias de intenso fluxo, já 95 pontos monitorados em tempo real.

O objetivo de todas essas ações é garantir uma maior fluidez e segurança para todos. “A fiscalização, educação e a engenharia viária contribuem muito não só para uma circulação mais qualificada, mas também para a segurança das pessoas. É nisso que acreditamos e investimos em nossos projetos”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação.

Outras Importantes ações de mobilidade promovidas pela prefeitura

Educação para o Trânsito 
– Em 2013, até novembro, foram promovidas mais de 403 ações em escolas, associações comunitárias, empresas e vias de intenso fluxo, com abordagens criativas, esquetes, teatro, palestras ou distribuição de materiais educativos, abrangendo 194 mil pessoas. Também foram realizadas ações voltadas a públicos específicos, como os idosos e crianças, alertando sobre os cuidados ao atravessar na faixa, além de motociclistas, motoristas e ciclistas, com dicas e orientações de um comportamento seguro nas vias.



Curso Multiplicadores de Educação para o Trânsito – Com aulas gratuitas, este ano foram dez cursos, para pessoas interessadas em disseminar uma mensagem de paz no trânsito. Além das ações, também existe a promoção e realização do Prêmio EPTC de Educação, que já está em sua sexta edição. Este ano, a premiação teve 1.985 trabalhos inscritos, em diversas categorias.

Ciclovias – Seis novas ciclovias foram implantadas na Capital em 2013, seis quilômetros a mais de espaços exclusivos aos ciclistas que, se somados com os já existentes, resultam em 18,5 quilômetros. Além disso, foram elaborados novos projetos, que formarão futuramente a primeira ciclorrota da história da cidade, interligando Bom Fim, Cidade Baixa, avenida Ipiranga, área central, orla do Guaíba e início da zona Sul. As novas ciclovias ficarão localizadas nas ruas Vasco da Gama, João Telles e Barros Cassal (bairro Bom Fim), Loureiro da Silva e estruturas já existentes, todas atendendo ao Plano Diretor Cicloviário, elaborado pela prefeitura.

BikePoa
 – Foram implantadas 28 estações e disponibilizadas 280 bicicletas públicas a mais no sistema BikePoa, somente nesse ano, resultando em 38 estações e 380 equipamentos. Já são mais de 300 mil viagens realizadas desde o início do sistema.

Novos agentes – Fiscalização também é importante para colaborar ao respeito às normas. Pensando nisso, a EPTC formou, neste ano, 82 novos agentes de trânsito. Com isso, Porto Alegre passou a contar com um total de 610 agentes.

Fonte: EPTC

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