terça-feira, 2 de setembro de 2014

Aquaplanagem: motoristas precisam redobrar cuidados no trânsito em dias de chuva

Confira recomendações para não 

se envolver em acidentes de trânsito 

em dias chuvosos

Em dias chuvosos, uma das principais preocupações que o motorista deve ter no trânsito é a aquaplanagem. A aquaplanagem se caracteriza quando uma lâmina de água se insere entre o asfalto e os pneus, provocando a perda de contato do carro com o solo.

Vários fatores contribuem para que o fenômeno ocorra: velocidade do automóvel, qualidade do asfalto, quantidade de água sobre a pista e, principalmente, o estado de conservação do pneu.CARROS


















Não sendo possível controlar a qualidade das estradas, nem as mudanças climáticas, a melhor forma de se proteger é ficar atento ao que está ao seu alcance.

Primeira medida de segurança: nunca deixe o pneu ficar “careca” (liso). São os sulcos dos pneus, os responsáveis pela drenagem da água no asfalto. “Em caso de chuvas, a pouca ou nenhuma profundidade dos sulcos compromete o escoamento da água que fica entre o pneu e o piso, o que aumenta significativamente o risco de aquaplanagem e a perda do controle da direção”, explica o gerente geral da Copagra - concessionária Ford em Porto Alegre - Marcos Azambuja.

“Manter os pneus com a pressão indicada pelo fabricante do veículo, ter os quatro pneus com a mesma medida e desenho, fazer o rodízio a cada oito mil quilômetros e procurar trocar os quatro pneus juntos são outras dicas para conduzir um carro com segurança sob chuva”, alerta Azambuja.

Mas não é só o cuidado com os pneus que evita a aquaplanagem. É importante manter o carro em velocidade baixa durante a chuva, não ultrapassando os 80 km/h. Acionar os freios antes de passar por uma poça de água também ajuda a evitar acidentes.

Caso ocorra uma aquaplanagem, algumas atitudes são indispensáveis:

1. Retire imediatamente o pé do acelerador. Não pise bruscamente no pedal do freio e segure firme o volante para manter as rodas retas. 

2.
 Quando os pneus retomarem o contato com o solo, gire levemente a direção de um lado para o outro, para sentir que o veículo recuperou totalmente a aderência.

3. Caso o carro possua freios ABS (que não deixa travar as rodas), aplique a força no pedal do freio, mantendo-o pressionado até o controle total do veículo. 
Fonte: Revista Pense Carros

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