sexta-feira, 29 de abril de 2016

EPTC aplicou mais de mil multas por dia no último ano em Porto Alegre


A infração mais comum no período foi excesso de velocidade



Ações têm foco no controle de velocidade e de uso de álcool ao volante
Foto: Lívia Stumpf /Agencia RBS
Um levantamento divulgado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), a pedido da Rádio Gaúcha, mostra que, em 2015, foram aplicadas 1.191 multas por dia na cidade. Em todo o ano, foram 435.053 ocorrências.
A infração mais comum no período foi excesso de velocidade, com 213.934 flagrantes. Estacionar em local proibido ou inadequado (faixa de pedestre, vaga de idoso/deficiente e etc.) foi motivo de 74.709 autuações. Em terceiro lugar no ranking vem dirigir falando ao celular: 25.457 multas.
O total de infrações caiu 15,5% em relação a 2014, quando houve 514.327 registros. O presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, diz que o resultado é desdobramento de uma mudança de estratégia. Para combater o excesso de velocidade, por exemplo, os fiscais foram orientados a trabalhar em ruas e avenidas menos movimentadas, mas que reúnem número expressivo de acidentes graves.
“As vias selecionadas tinham menor volume de veículos, por isso os flagrantes são menores, mas nós redirecionamos os radares móveis para coibir os acidentes graves”, explica Cappellari.
Segundo ele, o objetivo foi alcançado, já que o número de mortes no trânsito da Capital caiu 30%. Foram 98 vítimas no ano passado, contra 141 em 2014. Desde 1998 a estatística não ficava abaixo de três dígitos.
Também houve prioridade no último ano para coibir a combinação álcool e direção. Em 2015, 1.881 motoristas foram multados por dirigirem embriagados. Já no ano anterior, foram 1.209. O número de multas caiu em diversos itens. Entre os principais: estacionar em local proibido, passar no sinal vermelho e não usar cinto de segurança.
fonte: rádio GAÚCHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário