segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Aeromóvel Já!!!


Como este Blog já havia pleiteado na publicação do dia 15 de outubro - http://puxandoosfreios.blogspot.com/2011/10/projeto-do-metro-de-porto-alegre.html - 

Porto Alegre fará o estudo de viabilidade técnica e financeira, da primeira  linha entre bairros do aeromóvel.

Vamos acompanhar e, lembrar aos responsáveis que, além da possibilidade de investimento público, há a opção pelas PPP's, onde a iniciativa privada tem interesse de explorar um meio de transporte limpo, econômico e, que servirá, entre outros, como atrativo turístico! Qual turista ou porto alegrense não gostaria de um passeio pela orla do Guaíba, com o pôr do sol ao fundo?
Está na hora de utilizarmos nossa vontade, através de conversas pessoais e virtuais(redes sociais) e, conquistarmos mais esta importante obra para nossa cidade! Aliás, não somente Porto Alegre. Cidades como Gramado, de onde estamos postando esta publicação, seria o cenário perfeito para este tipo de transporte!
Aprendi com um amigo que, como mamíferos, desde pequenos aprendemos a pedir para ganhar algo! Vocês lembram o que fazíamos quando estávamos com fome, quando pequenos? 
Está na hora de "chorarmos" pelo Aeromóvel! Façamos uso do Facebook, Orkut, Twitter, MSN, e-mail,...

Até a próxima!!!

Trensurb fará estudo de viabilidade de aeromóvel entre Centro e Zona Sul da Capital

Termo de cooperação técnica assinado hoje deve apresentar resultados em seis meses

Para Fortunati, aeromóvel pode aumentar relação da população com o Guaíba<br /><b>Crédito: </b> Ricardo Giusti / Divulgação PMPA / CP
Para Fortunati, aeromóvel pode aumentar relação da população com o Guaíba
Crédito: Ricardo Giusti / Divulgação PMPA / CP
O termo de cooperação que indicará a viabilidade da construção de um aeromóvel ligando o Centro e a zona Sul de Porto Alegre foi assinado na manhã desta segunda-feira. O estudo será feito pela Trensurb, também responsável pelo veículo que interligará a Estação Aeroporto do trem e o Aeroporto Internacional Salgado Filho, com o apoio da prefeitura.

Apesar da cautela dos gestores em falar do projeto, a expectativa é de que em seis meses o estudo esteja concluído, apontando a viabilidade e se o transporte é sustentável financeiramente. A assinatura, que ocorreu na sede da Sociedade de Engenharia, reuniu vereadores e secretários municipais.

Pré-estudo projeta que o veículo percorra uma extensão de sete quilômetros entre o Cais do Porto e o BarraShoppingSul. Porém, o detalhamento será apontado pelo estudo de viabilidade. O custo médio de cada quilômetro, com duas faixas, é estimado em US$ 20 milhões.

O projeto é defendido pela Frente Parlamentar da Reforma Urbana, presidida pelo vereador Carlos Comassetto (PT). Segundo ele, esse tipo de transporte é uma alternativa importante para enfrentar o crescimento acelerado da população. “Neste momento, o aeromóvel parece uma proposta satisfatória e que pode ajudar no desenvolvimento da cidade”, afirmou.

Outro marco na assinatura do termo de cooperação é a união das esferas do poder público a favor do empreendimento. Mesmo vendo com cautela a construção do veículo, o prefeito José Fortunati ressaltou que é fundamental a análise do impacto e se haverá demanda. “Ainda estamos na fase de questionamentos, mas se for comprovada a viabilidade, partiremos para a busca de recursos. Mas é importante que não seja um projeto aventureiro”, advertiu. Para Fortunati, o aeromóvel poderia proporcionar uma relação maior da população com o Guaíba, além de estimular o turismo.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, frisou que todas as alternativas de transporte são importantes e devem ser avaliadas. Ele destacou que apenas o estudo técnico de viabilidade poderá comprovar se é possível a construção e a integração com o sistema de transporte já existente. “Sem a integração dos modais, nenhum projeto é possível”, disse. Cappellari ressaltou que no trecho previsto para o aeromóvel deverá passar o metrô.

Para o presidente da Trensurb, Humberto Kasper, a tecnologia do aeromóvel é inovadora e nacional, já que foi desenvolvida por uma empresa local. “Vamos dar o apoio técnico neste estudo de viabilidade, por acreditarmos que esse meio de transporte é importante”, afirmou o presidente.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário