sexta-feira, 11 de maio de 2012

Avenida Icaraí ganha ciclofaixa e Lançada licitação para projeto da ciclovia da Sertório

Avenida Icaraí ganha ciclofaixa


Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Com 1,7 quilômetro, trecho fica entre as avenidas Wenceslau Escobar e Chuí
Com 1,7 quilômetro, trecho fica entre as avenidas Wenceslau Escobar e Chuí

A partir desta quinta-feira, 10, a ciclofaixa da avenida Icaraí passa a ser mais uma alternativa para quem anda de bicicleta em Porto Alegre. Com 1,7 quilômetro de extensão entre as avenidas Wenceslau Escobar e Chuí, na Zona Sul, o trecho, de conformidade com os padrões do Plano Diretor Cicloviário, encontra-se do lado direito do sentido bairro-Centro, dando condições para que o ciclista possa se deslocar pela avenida, em área delimitada. (fotos) (vídeo)
A ciclofaixa foi entregue nesta tarde pelo prefeito José Fortunati e o diretor presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.  "É uma alternativa para vias onde ciclovias, exclusivas para bicicletas, não podem ser construídas. Estamos criando alternativas para induzir o uso da bicicleta como um meio de transporte e lazer”, afirmou o prefeito. O ciclista Paulo Alvez, conhecido como Lagartixa, aprovou a obra na Zona Sul. Segundo ele, a via permite que o ciclista desenvolva velocidade maior e com segurança.
Durante o ato de liberação da via, Fortunati assinou a ordem de início para a licitação do projeto executivo da ciclovia da avenida Sertório, que terá 11,2 quilômetros de extensão. A intenção é que, até o segundo semestre de 2012, tenha início a obra que deverá ir até o Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Conscientização no trânsito - Em razão da nova via, há duas semanas estão sendo distribuídos panfletos aos moradores. També foram visitados os comerciantes da avenida Icaraí para esclarecimentos. A principal dúvida foi em relação ao tráfego de veículos. De acordo com Cappellari, mesmo com a implantação da ciclofaixa, o número de faixas para automóveis seguirá o mesmo, assim como as vagas para estacionamento ao longo da avenida. Em alguns trechos, onde há permissão de embarque e desembarque, carga e descarga ou pontos de parada de ônibus, a ciclofaixa é interrompida e os ciclistas deverão aguardar as ações dos condutores.
Dicas e orientações para motoristas, pedestres e ciclistas

•    A ciclofaixa fica junto ao meio-fio. Nos locais onde é permitido o estacionamento, este será demarcado à esquerda da mesma.
•    Existe sinalização específica para paradas de ônibus, locais de embarque e desembarque e de carga e descarga
•    Nos cruzamentos, a preferência é do ciclista. O motorista que desejar converter à direita deve ter consciência de que a velocidade do ciclista é superior à do pedestre, devendo redobrar a atenção.
•    O ciclista deve trafegar apenas na mão correta, usando no sentido Centro-bairro a pista contrária ou a ciclovia da  Diário de Notícias.
•    Nos cruzamentos, o semáforo deve ser respeitado. A preferência é do pedestre onde não há semáforo.
•    Nos semáforos onde há conversão à direita, quando o sinal abrir, os ciclistas têm a preferência. Assim, os motoristas que pretendem fazer a conversão devem aguardar que todos os ciclistas passem.
•    Foi criado um box para o ciclista aguardar a abertura do sinal à frente dos automóveis.
 


Lançada licitação para projeto da ciclovia da Sertório

11/05/2012 12:03:14

Foi publicado no Diário Oficial de hoje, 11, o edital para a licitação do projeto executivo de 10 km da ciclovia da avenida Sertório. Ao todo, a ciclovia terá 11,2 km de extensão.  O primeiro 1,2km está com o projeto de execução contratado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A intenção é que, até o segundo semestre de 2012, tenha início a obra que deverá ir do Aeroporto Internacional Salgado Filho até a avenida Assis Brasil, na Zona Norte da Capital.

A ciclovia da Sertório deverá atender aos padrões do Plano Diretor Cicloviário, que potencializa 495km de espaços para ciclistas em diversas vias da cidade. Atualmente, Porto Alegre conta com as ciclovias de Ipanema, 1,25km, Restinga, 4,6km, Diário de Notícias, 2,1km, e a ciclofaixa da Icaraí, 1,7km. A ciclovia da avenida Ipiranga possui 450m concluídos, entre a Azenha e a Erico Verissimo. Ao todo, serão 9,4km, entre a Antônio de Carvalho e a Edvaldo Pereira Paiva (avenida Beira-Rio).

Fonte: EPTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário