terça-feira, 29 de maio de 2012


Detran/RS recebe ciclistas para discutir segurança no trânsito
Um grupo de ciclistas foi recebido pela direção do Detran/RS para iniciar uma parceria visando desenvolver diversos aspectos relacionados à segurança no uso da bicicleta em vias públicas. A iniciativa está inserida na política adotada pela autarquia no sentido de proteger os mais vulneráveis no trânsito - pedestres, ciclistas e motociclistas.

"Desde que assumimos, estabelecemos diversas ações voltadas para pedestres e motociclistas, como apoio a seminários, criação de material educativo para crianças, jovens e idosos que circulam a pé, parceria com sindicatos e associações de motociclistas. Neste momento, estamos nos voltando também para os ciclistas", observou o diretor-presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, que recebeu os representantes dos ciclistas na sexta-feira (25). Segundo ele, pode-se pensar de imediato em ações de educação, produção de material gráfico, aproximação do tema ao dia a dia das aulas dos Centros de Formação de Condutores, assim como nos encontros que o Detran/RS realiza para os instrutores teóricos e práticos dos CFCs.

O empresário e ciclista José Antonio Martinez declarou que hoje, com a mudança de comportamento que percebe entre as pessoas de suas relações devido à Operação Balada Segura, ele ganhou confiança em estabelecer parceria com o poder público. "Há muito para construirmos juntos, unindo a nossa experiência e o alcance que o Detran/RS detém junto a diversas instâncias".

Marcelo Sgarbossa, do grupo de ciclismo Massa Crítica, considera que uma política de segurança no trânsito para o ciclista, abrangendo também como ele é visto pelos demais participantes do trânsito é, mais do que bem-vinda, urgente: "estamos satisfeitos com esta aproximação, pois a acidentalidade envolvendo ciclistas é sempre grave e precisa ser encarada seriamente", disse Sgarbossa.

"A abertura de um canal de diálogo é o mais importante neste momento.Vamos criar uma comissão de técnicos e de ciclistas para levantar as principais necessidades, e o que estiver ao alcance do Detran/RS será encaminhado", prometeu Barcellos.

Fonte: Detran/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário