segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ciclovia da Ipiranga: primeiro trecho entregue à comunidade


Foto: Cristine Rochol/PMPA
Trecho 416 metros será modelo para o restante do projeto
Trecho 416 metros será modelo para o restante do projeto
Está aberto para trânsito dos ciclistas o primeiro trecho da Ciclovia da avenida Ipiranga, entre as avenidas Érico Veríssimo e Azenha. A infraestrutura e os critérios de segurança desenvolvidos para os 416 metros serão modelo de implantação para o restante do projeto, que somará 9,4 quilômetros entre a Edvaldo Pereira Paiva e a Antônio de Carvalho. A ciclovia tem piso de asfalto, devidamente sinalizado para orientação dos ciclistas. Para segurança da população, foi instalado guarda-corpo nos dois lados, capaz de absorver o impacto em caso de queda. A próxima etapa será a implantação do trecho  a partir da Érico Veríssimo em direção à Edvaldo Pereira Paiva. (fotos)Conforme o prefeito José Fortunati, a entrega do primeiro trecho representa a superação de entraves técnicos e conceituais, que foram equacionados para possibilitar à população o transporte seguro por bicicleta. “Esta etapa é um marco no projeto de estimular o uso da bicicleta como transporte e melhorar a mobilidade urbana. Estamos entregando para a cidade um equipamento seguro e integrado ao meio ambiente, que será modelo para as demais ciclovias da cidade e parâmetro para projetos no país”, manifestou o prefeito.(vídeo)

A ciclovia é uma parceria da prefeitura, que custeia a execução do guarda-corpo, com a iniciativa privada, em contrapartida a investimentos na cidade. O Grupo Zaffari é responsável pelo espaço entre as avenidas Érico Veríssimo e Antônio de Carvalho, e o Shopping Praia de Belas realizará a etapa da Érico Veríssimo até a Edvaldo Pereira Paiva.

A obra completa na Ipiranga deve ser concluída neste ano, conforme o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capelari. “Após essa fase de equacionamento, temos um método construtivo consolidado para o restante do projeto. O cronograma previsto para dezembro está mantido”, disse Capelari, destacando que já foram empenhados cerca de R$ 5,3 milhões em recursos para ciclovias neste ano, além das vias incluídas na Matriz de Responsabilidades da Copa de 2014 que também terão ciclovias.

Ciclovias na Capital - Além da Ciclovia da Ipiranga, estão sendo finalizados os trabalhos de implantação da ciclofaixa da avenida Icaraí, bairro Cristal, extensão de 1,7 quilômetros e largura de 1,5 metros, entre a Wenceslau Escobar e Chuí, inauguração prevista para a próxima semana (dia 10 maio, às 14h); e a Ciclovia da Restinga, total de 4,6 quilômetros, na João Antônio da Silveira (3,5 quilômetros) e na Nilo Wulff (1,1 quilômetros). O pavimento é de asfalto, com 2,5 metros de largura, investimento da Prefeitura de cerca de R$ 1 milhão. A inauguração deve acontecer no primeiro semestre deste ano.

Com a conclusão da duplicação da Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), obra preparatória para a Copa do Mundo que inclui uma ciclovia de cinco quilômetros, haverá integração dos espaços exclusivos para os ciclistas das avenidas Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique (1 quilômetro a ser implantado) e Diário de Notícias (2 quilômetros já existentes), resultando em 17,4 quilômetros de ciclovias integradas.

Segurança e sustentabilidade – Instalado para segurança no deslocamento dos ciclistas, o guarda-corpo utiliza na matéria-prima madeira sintética à base de resíduos sólidos. A aplicação em uma obra do material desenvolvido em laboratório é inédita, conforme o diretor técnico do Grupo Leão, responsável pela tecnologia, André Rodrigues. O material desenvolvido a partir de sacolas plásticas e outros resíduos é capaz de absorver o impacto em caso de queda. O modelo é resultado da seleção de ideias promovida pela prefeitura, com o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil/RS. O arquiteto Rodrigo Troyano foi o vencedor da seleção, entre 37 trabalhos apresentados. 

Fonte: EPTC

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