segunda-feira, 17 de setembro de 2012


Campanha educativa alerta para os riscos do excesso de velocidade

Entre os dias 18 e 25 de setembro, quando se comemora a Semana Nacional do Trânsito, a campanha “Rodas” do Detran/RS estará nas TVs e cinemas, alertando os condutores para as consequências do excesso de velocidade. Em 100 inserções de TV e 48 salas de cinema de todo Estado, o filme acompanha as fases da vida de uma pessoa, através de rodas: desde o carrinho de bebê usado após o nascimento, passando pela primeira bicicleta, o patinete na infância e o skate na adolescência, até o primeiro carro. A última imagem é de uma cadeira de rodas, com a legenda “para o resto da vida”, seguido da mensagem: “Não ultrapasse os limites de velocidade.”
O tema Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida foi selecionado pelo Denatran para esta edição da SNT por ser um dos principais fatores causadores/contribuintes para os acidentes de trânsito (e para a gravidade desses acidentes). Está prevista uma intensa programação, com envolvimento de órgãos de trânsito, escolas e instituições de todo o Estado. Um banner no site www.detran.rs.gov.br reúne todo o calendário de atividades.
Gaúchos estão correndo mais
O número de infrações por excesso de velocidade aumentou 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano de 2012, foram 627 mil infrações entre janeiro a agosto, contra as 538 mil infrações nos primeiros oito meses de 2011. No total, foram 788 mil infrações em todo o ano de 2011.  As infrações por excesso de velocidade ocupam o topo do ranking das infrações no RS, representando 40% do total de infrações registradas.
De janeiro a julho deste ano, mais de 5,5 mil processos de suspensão do direito de dirigir por exceder a velocidade em mais de 50% foram instaurados. Em todo o ano de 2011 foram cerca de 9 mil.
Um terço das colisões que resultam em morte envolve excesso de velocidade
Mesmo que seja difícil identificar com clareza os fatores de contribuem para acidentes de trânsito, estudos indicam que pelo menos 1/3 das colisões que resultam em morte envolve excesso de velocidade. A velocidade excessiva (ultrapassar o limite) ou inapropriada (velocidade inadequada para as condições do tempo e da via) é o fator isolado que mais contribui com as mortes no trânsito, já que, além de ser a causa de muitos acidentes, contribui sobremaneira com a gravidade destes.
Além de aumentar o tempo de distância após uma freada, a velocidade excessiva aumenta a probabilidade de o motorista perder o controle do veículo, diminui a capacidade de antecipar perigos e confunde os outros atores do trânsito quanto a real velocidade do veículo.  Estudos trazem evidências diretas que dirigir apenas 5Km/h acima da média em áreas urbanas de 60Km/h e 10Km/h acima da média em áreas rurais é suficiente para dobrar o risco de um acidente. As evidências também indicam que a velocidade moderada (10 a 15 Km/h acima do limite) contribui de forma mais significativa para os acidentes de trânsito - comparativamente a contribuição de velocidades mais extremas -, já que é um comportamento bastante comum.
Os dados estão na publicação Speed management: a road safety manual for decision-makers and practitioners, produzido pela Organização Mundial de Saúde, com base em pesquisas realizadas no mundo todo, que propõe medidas simples, efetivas e de baixo custo para combater o excesso de velocidade em nível local ou nacional.  O manual está disponível para download no sitehttp://www.who.int/roadsafety/publications/, somente em inglês.
Veja aqui o vídeo da campanha do Detran/RS
Veja aqui vídeo da campanha da TAC sobre excesso de velocidade

Publicada em 17/09/2012, às 14h54min
Anexos Fonte: Detran/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário