quinta-feira, 13 de setembro de 2012


Cristal e Ilha da Pintada ganham transporte hidroviário


Em 30 dias, entra em operação o transporte hidroviário ligando o Centro Histórico de Porto Alegre à Ilha da Pintada e ao bairro Cristal, no BarraShoppingSul. Nesta quinta-feira, 13, o prefeito José Fortunati assinou o convênio que viabiliza o transporte hidroviário. O ato ocorreu durante um passeio de catamarã pelas futuras rotas. (fotos)
A parceria para a operação do transporte é entre a prefeitura, representada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal dos Transportes (SMT), o governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).


O serviço será realizado pela empresa Viação Tapajós, que também opera a travessia Porto Alegre/Guaíba pela ramificação Catsul. Conforme o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a empresa atendeu ao edital de manifestação de interesse para apresentação de estudos de viabilidade jurídica, técnica, econômica e financeira, além de proposta de operação em caráter experimental das linhas pelo prazo de até 12 meses.

Fortunati falou da importância do transporte fluvial como uma alternativa de mobilidade urbana e turismo para a zona Sul. “Estamos resgatando algo que estava esquecido desde a década de 70, o Lago Guaíba. Agora, de forma concreta, estamos pensando o transporte hidroviário dentro de Porto Alegre, para que se incorpore a tantos outros que estão se qualificando em nossa cidade”, disse o prefeito, salientando a intenção de estender a operação até o Extremo-Sul, passando por Belém Novo, Ipanema e Lami.

A operação:

- O valor da tarifa será de R$ 3 (Centro - Ilha da Pintada) e R$ 5 (Centro - Cristal-BarraShopping). O tempo de travessia será de cerca de 10 minutos para cada trecho, e os horários serão estipulados conforme a demanda das rotas.

- A empresa deve construir os terminais hidroviários e usar o catamarã, modelo da embarcação em atividade na travessia Guaíba/Porto Alegre. Inicialmente, a nova operação acontecerá por um ano, de forma experimental, para posterior licitação.

- Técnicos da EPTC trabalham na elaboração do edital de licitação para concessão definitiva das linhas, para todas as rotas previstas, que incluem, entre outros, roteiros aos bairros Humaitá, Menino Deus, Vila Assunção, Tristeza, Ipanema, Belém Novo e Lami.

- Há previsão de integração, mediante bilhetagem eletrônica, com os outros modais.


Fonte: EPTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário