sexta-feira, 26 de abril de 2013


Fórum destaca propostas para a mobilidade urbana na Região Metropolitana

Ao concentrar grande número de especialistas em trânsito, urbanismo e gestão pública em três painéis, o III Forum de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana, realizado na manhã desta quinta-feira (25), na Capital, propôs um olhar sobre a mobilidade sustentável para uma plateia lotada. Promovido pela revista Voto, o evento teve início com o painel Políticas e Programas de Educação no Trânsito - O Desafio de Reduzir Acidentes, do qual participaram, além do Detran/RS, também a EGR, a EPTC e as seguradoras Líder e Capemisa.

Planejamento
Para o presidente da EGR, Luiz Carlos Bertotto, o planejamento viário não pode ser separado do planejamento urbano como um todo. "De nada adianta um novo anel viário como o que haverá na Região Metropolitana, se houver acessos em vários pontos. O problema da cidade não apenas não se resolve, como se cria um novo foco de moradias e futuros problemas. Nesse caso, a 448 se transforma em uma nova 116", afirmou.

Quanto ao comportamento irresponsável dos condutores, Bertotto apresentou a proposta de "monitorar toda a via com câmeras, não necessariamente todas funcionando como pardais. Assim, se sabemos que pela velocidade regulamentar determinado trecho deve ser percorrido em 45 minutos e determinado veículo transpôe a mesma distância em meia hora, ele será parado pelo agente fiscalizador e retido por quinze minutos".

Seguradoras
Segundo José Aurélio Ramalho, da Líder, os números das seguradoras são os mais confiáveis. Eles apontam 61 mil mortes no trânsito brasileiro em 2012. Foram 508 mil indenizações pagas no ano passado, 70% das quais atingindo vítimas em idade laborativa (18 a 44 anos) e 50% referentes a motociclistas. Ramalho está preocupado em colocar em contato as pessoas com sequelas de acidentes e as empresas, que precisam contratar deficientes para cumprir a quota preconizada em lei: "muitas vagas permanecem em aberto e muita gente está isolada em casa, ocupando o cuidado de familiares, sem saber que poderia ter uma oportunidade de retornar ao mercado de trabalho".

Balada Segura
Ao apresentar as principais características e resultados da Operação Balada Segura., o coordenador do programa pelo Detran/RS, Adelto Rohr, afirmou que quando se fala na necessidade da mudança de comportamento, não se está destacando apenas os condutores, mas também aos próprios gestores de trânsito. "Estamos aprendendo a trabalhar em conjunto, e os primeiros sucessos nos confirmam que é somente atacando em várias frentes ao mesmo tempo, por meio da conjugação de recursos e esforços, que conseguiremos reduzir a acidentalidade", disse.

O evento prosseguiu com o painel Modelos de Inovação e Sistemas de Trânsito, com representantes do Trensurb, da Metroplan, da EPTC, do Observatório Nacional de Segurança Viária e ainda Sidney Schreiner, pós-doutor em Engenharia de Tráfego da Universidade de Kioto. O terceiro e último painel focou em Desafios Criativos para a Mobilidade Urbana. 

Fonte: Detran/RS

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