domingo, 21 de julho de 2013

Homens respondem por quase 80% das multas de trânsito no Rio Grande do Sul

Órgãos de fiscalização aplicaram 1,12 milhão de multas no primeiro semestre de 2013


Prefeitura de Porto Alegre, com a EPTC, é o principal órgão nas autuações no RS
Foto: Lívia Stumpf  / Agencia RBS
Leandro Staudt - leandro.staudt@rdgaucha.com.br
Os órgãos de fiscalização aplicaram 1,12 milhão de multas de trânsito no primeiro semestre do ano. De acordo com levantamento do Detran, a média é de 6,2 mil infrações flagradas por dia nas áreas urbanas e nas estradas federais e estaduais. Os homens recebem mais multas do que as mulheres. Elas são 31% dos motoristas habilitados, mas ficam com 22% das multas. Os homens respondem por 78% das multas. O coordenador do projeto Balada Segura, Adelto Rohr, explica que o comportamento no trânsito tem reflexo direto nas estatísticas de acidentes e infrações.
- As mulheres normalmente são mais cuidadosas. Em alguns casos, mais inseguras. São fatores que fazem a mulher aparecer menos nas infrações e nos acidentes - analisa Rohr.
Na divisão por idade, os maiores números de multas estão na faixa etária de 26 a 35 anos, tanto para homens como para mulheres. 
Quase metade das 1,12 milhão de infrações deste ano foram por excesso de velocidade. São 502 mil. Depois, aparecem os problemas relacionados as condições do veículo e por estacionar em local proibido. A média diária de multas está um pouco abaixo do ano passado, que ficou em 6,6 mil por dia. 
A prefeitura de Porto Alegre é o principal órgão autuador, seguida pelo DAER, DNIT, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal. 

Levantamento do Detran/RS até junho de 2013
Prefeitura de Porto Alegre - 199.958
DAER - 199.775
DNIT - 180.401
Brigada Militar - 153.639
PRF - 140.291
Fonte: Rádio Gaúcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário