quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Como frear a motocicleta?


O Cesvi explica que um dos 

questionamentos mais comuns 

entre os motociclistas é o momento 

certo de usar o freio traseiro ou 

o dianteiro

Existem muitas técnicas de pilotagem envolvendo a frenagem de uma motocicleta, porém, segundo indicações do CESVI BRASIL (Centro e Experimentação e Segurança Viária) de maneira geral, recomenda-se sempre acionar os freios simultaneamente.

O maior poder de frenagem de uma motocicleta está no freio dianteiro, devido à dinâmica da frenagem de deslocar o centro de gravidade para a parte da frente. Já para o freio da roda traseira, está conferida a função de “leme”, para não deixar a traseira ultrapassar a dianteira em caso de frenagem mais bruscas.
Dicas
O ato de frear deve sempre ser bem calculada e, no caso de curvas no trajeto, deve ser realizada antes de se entrar nelas. Isso não significa que não se pode frear em curvas, mas sim, recomenda-se frear no máximo até o meio da curva e de forma suave, devido a menor aderência dos pneus com o solo por causa da motocicleta inclinada. Em situações de emergência, será necessário frear em curvas. 

Confira dicas básicas gerais difundidas por fabricantes de motocicleta, sobre habilidades, técnicas e limites. 

FRENAGEM EM LINHA RETA

1.
 Faça o acionamento do freio dianteiro utilizando os quatro dedos no manete direito, aumentando assim a capacidade de frenagem.
2. Simultaneamente, use o freio traseiro acionando o pedal ou manete esquerdo, controlando para que a roda não trave.
3. Use em conjunto o freio motor, não acionando a embreagem no momento da frenagem.
4. Pressione o tanque com os joelhos, concentre o esforço sobre as pernas, mantenha os braços semiflexionados e a trajetória retilínea.
 

FRENAGEM EM CURVAS

1.
 Coloque a motocicleta em pé o mais rápido possível, para ter uma maior aderência entre os pneus e o solo.
2. Execute com firmeza uma frenagem de emergência. Caso não haja espaço suficiente, acione os comandos de freio suavemente para que a velocidade diminua.
3. Não reduza as marchas ou acione a embreagem com a motocicleta inclinada e com os freios acionados.
Fonte: Revista Pense Carros

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