quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

EPTC orienta sobre transporte escolar na volta às aulas


Foto: Divulgação/PMPA
Ao todo, são 618 veículos escolares registrados na empresa
Ao todo, são 618 veículos escolares registrados na empresa
Com o retorno das aulas, os pais devem colocar o transporte escolar como item importante nas questões relacionadas à segurança dos filhos. Nesse aspecto, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) faz um alerta: transporte escolar, só credenciado. Sem credenciamento, o serviço é ilegal e pode se tornar perigoso.
Ao todo, são 618 veículos escolares registrados na EPTC, todos com as mesmas características: cor bege, prefixo de três dígitos nas portas e na parte traseira, além de faixa amarela na lateral do carro. Outro fator importante é a identificação da escola atendida pelo veículo. Fora desse padrão, o carro é considerado irregular, com possibilidade de recolhimento pela fiscalização.
A EPTC realiza, periodicamente, vistorias nos veículos da frota credenciada. O serviço ocorre na sede da empresa, na rua João Neves da Fontoura, nº 7. O objetivo é garantir qualidade e segurança no transporte dos alunos. "É obrigatória a aprovação na vistoria para realização do transporte. Além de itens indispensáveis à segurança, como pneus, freios, sinalização, ainda temos atenção especial quanto à configuração, higiene e conforto no interior do veículo”, relata Filipe Sias, coordenador de Inspeção Veicular da EPTC.  
Os pais podem auxiliar na fiscalização, verificando o selo de vistoria afixado junto ao para-brisa: vermelho significa reprovação (veículo não pode operar); amarelo significa aprovação provisória (veículo pode operar até a data informada no selo) e azul significa aprovação (veículo apto a operar até a próxima vistoria), ou seja, está em condições de transportar os alunos.
Volta às aulas – Agentes de fiscalização de transporte da EPTC realizarão ações de orientação e fiscalização em diversas instituições de ensino, durante o período de retorno às aulas, do dia 23 de fevereiro até 6 de março, distribuindo material educativo aos pais e monitorando as vans escolares. Sugestões, denúncias ou outras informações sobre o serviço de transporte escolar podem ser obtidas pelo fone 156 FalaPoa ou 118 da EPTC.

Fonte: EPTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário