segunda-feira, 9 de março de 2015

Detran/RS qualifica examinadores de trânsito e lança manual


Detran/RS qualifica examinadores de trânsito e lança manual
Detran/RS qualifica examinadores de trânsito e lança manual
O Detran/RS realizou na última sexta-feira (06) um dia inteiro de imersão em todos os temas relacionados à aplicação de exames e à vida funcional dos examinadores. O encontro aconteceu no teatro da Amrigs e contou com a presença dos mais de 300 servidores que hoje exercem essa função em todo o Estado. O objetivo da Autarquia era enfatizar a importância do segmento como principal filtro para os novos condutores e consequentemente para a redução da acidentalidade.

A diretora técnica do Detran/RS, Carla Badaraco, fez um breve histórico da aplicação de exames no Rio Grande do Sul, com ênfase no processo após a criação da Autarquia, em 1997, com a opção pelo trabalho das fundações: Carlos Chagas, Fatec e Fundae. Ressaltou a postura impecável dos examinadores, o profissionalismo do seu trabalho técnico e o detalhamento dos relatórios emitidos, capazes de orientar a administração para a correção de rumos. Lembrou que a chamada Operação Rodin investigou problemas que nunca respingaram na esfera técnica. A partir de então, foi decidido que os examinadores seriam servidores do quadro e, para tanto, foi criada uma nova estrutura, uma coordenadoria que logo transformou-se na maior divisão do Detran/RS, com 47 servidores administrativos e 334 examinadores, e evoluindo de três veículos emprestados para 90 veículos próprios. “Estamos falando em mais de um milhão de exames realizados no período, e estamos aqui para nos perguntarmos qual o nosso papel na construção de um trânsito mais seguro, que missão escolhi para minha vida profissional e o que o Estado precisa de mim?”

Já o diretor geral Ildo Szinvelski, após comentar o protagonismo histórico do atual governo ao optar por uma direção formada por servidores do quadro, focou na questão dos índices de aprovação, sobretudo na categoria B. Para ele, o aperfeiçoamento pode estar na “formação dos formadores”, ou seja, em uma maior aproximação entre o trabalho teórico desenvolvido pelas instituições de ensino superior, a prática e ambas com a realidade vivencial. Ele comentou que todos são favoráveis à educação como a panaceia que resolverá todos os problemas do trânsito, mas questiona: “de que tipo de educação estamos falando? Qual a colaboração que o examinador pode ter no processo educativo?” Citou a portaria 44/2015, de três de março, criando um grupo permanente para estudo dos índices de exames, e adiantou outras medidas ainda para este ano, como filmagem das provas, biometria plena e estudo da possibilidade de examinadores regionais. Na oportunidade, a direção lançou um manual que unifica as orientações para os instrutores dos CFCs e os examinadores.

O secretário da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Edu Olivera, após comentar a opção do governo pelos servidores de carreira, convertendo a interinidade do diretor-geral e da diretora técnica em efetividade.Aos examinadores, ele lembrou: “vocês são o rosto do Estado nos Municípios”. Comunicou que está encaminhando à Casa Civil, com vistas à Assembleia Legislativa, projeto de parceria com os Municípios, visando à construção de instalações adequadas para uso dos examinadores no interior do Estado. Lembrou que a alta na reprovação deve ser enfrentada, porém dentro da lei e da moral, tal como está sendo encarado o difícil momento do Estado no que se refere às finanças. Citou o governador Sartori no que se refere a todos estarem envolvidos neste contexto de necessidade de união: “ninguém vai se salvar sozinho”.

Durante todo o dia, diferentes setores do Detran/RS dirigiram-se aos examinadores trazendo orientações, propondo desafios e estimulando a qualificação das funções dos servidores públicos.

Veja mais fotos aqui.

A programação do evento encontra-se a seguir.

PROGRAMAÇÃO

Turno: MANHÃ
08h30min – Abertura com Secretário da SMARH e Direção do DETRAN/RS
Diretoria Técnica Interina: Carla Badaraco Guglielmi
Tema: 18 anos de aplicação de exames teóricos e práticos de habilitação
Direção-Geral: Ildo Mário Szinvelski
Tema: O Sistema Estadual de Trânsito
Secretário: Eduardo Olivera
Tema: Novo Governo e Novas Metas
09h30min – Apresentação da Divisão de Exames
Chefe da Divisão de Exames: Ângela Roxo da Silva
Tema: O papel do Examinador de Trânsito no processo de habilitação
10h30min - Apresentação da Divisão de Educação
Chefe da Divisão de Educação: Laís Silveira
Tema: O ato de ensinar e aprender
11h - Apresentação da Divisão de Recursos Humanos
Chefe da Divisão de Recursos Humanos: Adriana Henriques
Tema: Deveres dos servidores públicos sob a ótica da Lei Estadual n.º 10.098/1994 e seus reflexos na vida funcional
11h30min – Intervalo de almoço

Turno: TARDE
14h – Apresentação da Divisão Administrativa
Chefe da Divisão Administrativa: Jéssica Paim
Tema: Gestão pública, comprometimento e responsabilidade: veículos, combustível, higienização, uso racional, rastreabilidade
14h30min – Apresentação da Divisão Financeira e Contábil
Chefe da Divisão Financeira e Contábil: Claudia Severo
Tema: Gestão pública e o gerenciamento dos recursos do Estado: diárias e ressarcimentos- prazos, documentos, correto preenchimento das solicitações
15h - Apresentação da Divisão de Exames
Chefe substituta: Michele Barcellos
Tema: Dados estatísticos sobre exames teóricos e práticos
16h - Apresentação da Divisão de Habilitação
Chefe da Divisão de Habilitação: Sibele Batezini
Coordenador Psicológico e Médico: Paulo Santos Filho
Tema: Servidor público: comprometimento, responsabilidade e maturidade profissional
16h30min - Apresentação da Corregedoria-Geral
Chefe da Corregedoria-Geral: Zulmira Terres
Tema: O controle dos credenciados e os reflexos nos exames de habilitação
16h45min - Apresentação da Assessoria de Comunicação Social
Coordenadora da Assessoria de Comunicação Social: Eunice Gruman
Tema: O Examinador de Trânsito e a Imprensa
17h - Apresentação da Divisão de Infrações e Divisão de Fiscalização
Assessor da Diretoria Institucional: Coronel João Godoi
Tema: O reflexo social de uma abordagem educativa
17h30min - Encerramento

Fonte: Detran/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário