domingo, 2 de agosto de 2015

A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR RODÍZIO NOS PNEUS



Os pneus são o principal elo entre o veículo e o solo. Eles exercem influência direta em todo o comportamento dinâmico de um carro, são responsáveis pela eficiência da frenagem e da estabilidade nas curvas, além de suportar todo o peso do veículo. Por esses motivos, mantê-lo em boas condições de uso é fundamental para garantir a segurança do motorista e dos passageiros.
A Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus, indica, entre um conjunto de medidas a serem tomadas para prolongar sua vida útil, o rodízio. Esse procedimento consiste na troca de posição entre os pneumáticos conforme o seu modelo (radial ou diagonal); tipo (simétrico, assimétrico ou unidirecional) e tração (dianteira, traseira ou tração nas quatro rodas). Além disso, deve-se assegurar que cada pneu passe por todas as posições de montagem para equilibrar os desgastes, incluindo o estepe.
“O rodízio de pneus permite que o desgaste dos pneus ocorra de maneira uniforme, equilibrando o desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem”, explica José Carlos Quadrelli, Gerente Geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone. “O ideal é fazer o rodízio periodicamente, de acordo com o manual do veículo. Na falta deste, o rodízio pode ser feito a cada oito mil quilômetros para pneus radiais, e a cada cinco mil para os diagonais”. 
Os esquemas a seguir indicam os rodízios recomendados de acordo com cada caso: 

- Observações importantes: 
1: As linhas tracejadas indicam trocas alternativas que podem ser feitas em lugar das indicadas pelas linhas sólidas. 
2: Pneus assimétricos: usam os mesmos esquemas de pneus normais (simétricos) já que o rodízio manterá o lado externo montado na parte externa, pois o pneu não é desmontado da roda (não deve ser invertido no aro).
3: Pneus unidirecionais: usar os esquemas acima, mas se houver necessidade de passar para o lado oposto, deverão ser desmontados e invertidos no aro. 
4: Pneus assimétricos e unidirecionais: pneus que são ao mesmo tempo assimétricos e unidirecionais devem seguir os esquemas de pneus unidirecionais. 
5: Veículos 4x4: executa-se o rodízio em "X" dos quatro pneus (caso não sejam unidirecionais). 
6: Veículos com medidas diferentes nos dois eixos: o rodízio é feito trocando-se os pneus do mesmo eixo entre si. 
“Sempre que o rodízio for realizado, é necessário alinhar e balancear as rodas, verificar a pressão de inflação (utilizando o valor indicado pelo fabricante do veículo de acordo com a carga transportada), checar as condições das rodas (se não possuem amassados ou trincas, por exemplo) e das válvulas de ar”, acrescenta Quadrelli. 
Caso o motorista não efetue o rodízio, o desgaste dos pneus se processará de maneira desigual já que normalmente os pneus dianteiros se desgastam mais rapidamente que os traseiros. Com isso o desempenho dos pneus em termos de dirigibilidade e frenagem é afetado já que o comportamento dinâmico dos pneus nos dois eixos não será mais uniforme.  
Pensando no conforto e bem-estar do motorista, a Bridgestone oferece os mais diversos serviços de revisão e manutenção por meio das lojas de fábrica CarClub Firestone. 
Com 5 unidades em São Paulo (bairros da Saúde, Lapa, Brooklin e nas cidades de Santo André e São Bernardo), o CarClub Firestone atende os carros de passeio e caminhonetes oferecendo balanceamento, alinhamento, suspensão, injeção eletrônica, baterias, troca de óleo, limpeza de ar condicionado, sistema de freios, reparos elétricos, refrigeração e mecânica leve. Todas as oficinas estão equipadas com serviço online de agendamento e de acompanhamento via webcam e contam com internet wi-fi grátis, espaço kids, sistema leva-e-traz, rampa de alinhamento 3D e balanceadora digital. 
Fonte Na Boléia e Bridgestone

Nenhum comentário:

Postar um comentário