terça-feira, 4 de dezembro de 2012


Trânsito intenso prejudica a produtividade no trabalho

Condução perigosa e agressividade são fatores que causam estresse durante o deslocamento diário

O caos no trânsito dos grandes centros urbanos não prejudica apenas por causar atraso na vida dos trabalhadores, mas também influencia na qualidade de vida. Em São Paulo, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET),  64% dos automóveis particulares são ocupados apenas por uma pessoa – a cada três automóveis, dois transportam apenas o condutor. O resultado são deslocamentos de cerca de 2h30. 
trânsito pense empregos
Um estudo global, realizado com mais de 16 mil profissionais pela Regus, líder no setor de espaços de trabalho flexíveis, apontou os fatores que lhes causam mais estresse durante o deslocamento diário até o escritório, e que afetam na produtividade e satisfação com o trabalho. Os mais apontados foram "condução indevida e perigosa" e "agressividade no trânsito".
Para reduzir os prejuízos, é preciso lidar com o trânsito, procurar sair mais cedo de casa e buscar alternativas de trajeto. "Desenvolver o autocontrole também é essencial, pois o engarrafamento é uma situação que foge do poder do indivíduo. Colocar uma música que faça bem é uma boa dica. Quando a pessoa não está dirigindo, de carona ou em um ônibus, o indicado é fazer atividades prazerosas como uma leitura", indica Cecília Shibuya, vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).
CaronasAs empresas também podem incentivar a formação de grupos de carona, que diminuem o número de carros no trânsito e tornam o trajeto mais agradável. Cálculos mostram que deixar o carro em casa e aderir ao sistema de caronas freqüentes pode resultar em uma economia mensal de R$ 1 mil.
No engarrafamentoO tempo de trânsito parado não precisa ser improdutivo. Christian Barbosa, especialista em produtividade, dá algumas dicas de como tirar proveito da situação:
- Tenha sempre um livro por perto: Não adianta ficar nervoso em um congestionamento. Se estiver munido de um livro, não há com o que se preocupar. Aproveite esses minutos, ou até mesmo horas, para apostar em algo que queria muito ler, mas não tinha tempo. Outra opção é carregar sempre no carro livros da faculdade e publicações relacionados ao trabalho, dessa forma poderá usufruir desse momento para estudar.
- Aulas de inglês no trânsito: Existem aulas de inglês adaptadas em audiobooks, assim, fica fácil você usar o tempo parado para fazer algo produtivo e aprender aquele idioma que tanto faz falta no seu trabalho.
- Seu celular pode ser um gravador: Ideias boas costumam surgir quando menos esperamos. Se ela "pintar" no carro, não perca tempo. Use seu celular para gravá-la. Pode ser uma solução para um problema profissional, uma idéia de programa com sua família, ou mesmo um lembrete de tarefas. Não deixe nada escapar.
- Consulte sua agenda: Aproveite o "tempinho extra" para verificar suas prioridades do dia e examinar também as atividades que deverão ser executadas.
Fonte: Revista Pense Empregos

Nenhum comentário:

Postar um comentário