sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Do motor à limpeza do banco: vídeos têm dicas para cuidar bem do carro

Surgiu uma mancha chão da garagem? Saiba perceber o que é.
Aprenda a diferença entre balanceamento e alinhamento.

Do G1, em São Paulo
Pequenos cuidados com o carro, além das revisões periódicas podem evitar problemas e gastos extras no bolso. A série de vídeos abaixo reúne dicas sobre o que verificar em casa, alerta sobre hábitos que podem levar a graves problemas, e ensina até como deixar o veículo mais higiênico.
As recomendações são do engenheiro mecânico e colunista do G1, Denis Marum.

Vela fraca desperdiça combustível
E se o carro não pega, o que é? Marum explica que há 3 causas básicas: falta de ar, de comustível ou de faísca. O problema pode estar até na instalação de um equipamento novo. E diz que "pegar no tranco" não é sempre uma boa saída. Outros equipamentos, como filtro de ar e velas, influenciam no bom funcionamento do carro. "Se a vela estiver franca, você vai acabar jogando combustível fora", explica.

 Pneu de diâmetro diferente, erro no velocímetro
Para escolher um pneu, é fundamental saber quais as dimensões são ideais para seu carro. "Pneus com diâmetros diferentes podem dar erro no velocímetro", adverte Marum. Ele diz ainda que o rodízio dos pneus é importante a cada 10.000 km, para que eles se desgastem de uniformemente. Ainda no vídeo acima, o especialista explica a diferença entre balanceamento e alinhamento.

 Ligar o ar em alta velocidade é problema
Não só bancos de couro podem ser limpos: se for de tecido, use um pano seco, sabão neutro e um pouquinho de água. É preciso ter paciência para esfregar esse tipo de superfície, para não encharcar a espuma ou esgarçar o tecido. O painel também fica impregnado de poeira e de gordura. E até os cintos de segurança merecem limpeza, lembra Marum.

A sujeira que não se vê está no filtro de ar-condicionado: compare, no vídeo acima, um exemplar sujo e um novo, para ver a diferença. O especialista ainda dá dicas para o caso de precisar ligar o ar quando já estiver na estrada, em altas velocidades. "A rotação do motor está muito alta e o compressor do ar-condicionado pode ser danificado. Então, pise antes na embreagem e deixei a quilometragem cair."

 Revisão começa em casa
No vídeo acima, veja que uma revisão básica pode ser feita em casa. Para água e óleo, a primeira dica é fazer a verificação quando o carro estiver frio, ensina Marum.

O especialista ensina ainda a identificar, pela cor, o que são as manchas que podem surgir no chão da garagem. A bateria também pode ser examinada a olho": tem um visor que indica se ela está carregada ou não. Outro ponto importante é checar as luzes externas do carro e se os cintos estão acessíveis. Confira ainda, o estado do extintor e outros equipamentos de segurança.

 Riscou? Faça o 'teste de unha'
Como saber se um risco é profundo ou vai sair com um simples polimento? "Use a unha", ensina Marum no vídeo acima. "Se a unha prender e ficar, ele não sai só com polimento".
O especialista explica como diferenciar também batidas que podem ser resolvidas pelo martelinho de ouro e as que requerem funilaria ou troca da peça (leia mais sobre o assunto).
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário