quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Governo lança campanha para evitar acidentes de trânsito no Carnaval

Peças publicitárias aconselham motoristas a não serem vítimas do álcool.
Campanha federal será veiculada em TVs, rádios, redes sociais e outdoors.

Filipe MatosoDo G1, em Brasília
Peça da campanha lançada pelo Ministério das Cidades (Foto: Reprodução / Ministério das Cidades)Peça da campanha lançada pelo Ministério das Cidades (Foto: Reprodução / Ministério das Cidades)

O Ministério das Cidades lançou nesta terça-feira (25), em Brasília, uma campanha publicitária para tentar conscientizar os motoristas a não consumirem bebidas alcoólicas antes de dirigir durante o período do Carnaval.
Batizada de  “Não seja vítima do álcool. Seu Carnaval não precisa acabar assim”, a iniciativa tem o objetivo, segundo o governo federal, de causar impacto e sensibilizar a população sobre os cuidados com o trânsito durante as festas. O lema da peça publicitária será “Fuja do trio: Álcool, direção e carnaval”.
“Os comerciais são fortes porque a nossa ideia é retratar a realidade. O acidente retira a vida das pessoas e é exatamente aquilo que estamos colocando nos vídeos, para provocar as pessoas, para que elas possam refletir e dar maior importância à vida”, observou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
Os comerciais são fortes porque a nossa ideia é retratar a realidade. O acidente retira a vida das pessoas e é exatamente aquilo que estamos colocando nos vídeos, para provocar as pessoas, para que elas possam refletir e dar maior importância à vida"
Aguinaldo Ribeiro, ministro das Cidades
A campanha do Executivo federal contará, entre outras peças, com vídeos de 30 e 60 segundos na TV e em redes sociais. Os filmes começarão a ser exibidos a partir desta terça e ficarão no ar até o dia 9 de março. Também foram criados jingles para serem veiculados em emissoras de rádio.
A estratégia de divulgação da campanha, destacou o ministério, vai fazer uso ainda de cartazes, anúncios na mídia impressa, outdoors e propagandas em ônibus. Haverá também peças publicitárias em cancelas de pedágios em rodovias.
O Ministério das Cidades informou que dados da Polícia Rodoviária Federal apontam que o Carnaval é o feriado com o maior número de mortes nas rodovias federais. Os principais motivos de acidentes, de acordo com a pasta, são o consumo de álcool por motoristas, velocidade alta, falta de atenção, cansaço e imprudência dos motoristas.
Investimento
De acordo com o Ministério das Cidades, a produção e veiculação da campanha custará cerca de R$ 15 milhões, e os vídeos, que mostraram imagens reais de acidentes, serão exibidos em todo o país.
Durante o lançamento da campanha, Aguinaldo Ribeiro ressaltou que é preciso investir em educação, tecnologia e infraestrutura para reduzir o número de acidentes nas rodovias. Ainda de acordo com o ministro, a legislação é “importante” para aumentar a fiscalização.

Segundo o ministro das Cidades, em 2013, foram registradas 157 mortes nas rodovias federais do país durante o período de carnaval e em 2012, 192. “A ideia era que nenhum brasileiro perdesse a vida, por isso temos aí um desafio”, completou.
“Um outro ponto importante é a legislação, que importantíssima como subsídio para que a gente possa aumentar a fiscalização, e fiscalização como suporte da legislação, para que possamos gerar o fruto que queremos, que é a mudança de comportamento. Acho que temos conseguido provocar as pessoas e elas começaram a pensar que esse assunto do trânsito é uma coisa séria”, disse o titular das Cidades.
Fonte: G1.com

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