terça-feira, 19 de junho de 2012

"As pessoas têm o direito de se movimentar sem ser apenas em um automóvel", diz palestrante em Porto Alegre

Para o ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa, bicicletas são importantes, mas é preciso infraestrutura para usá-las com segurança



"As pessoas têm o direito de se movimentar sem ser apenas em um automóvel", diz palestrante em Porto Alegre Jean Schwarz/Agencia RBS
O palestrante desta segunda-feira do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento contagiou o público com ideias polêmicas sobre o trânsito sustentável. Responsável por transformar a mobilidade urbana de Bogotá (Colômbia), Enrique Peñalosa, que foi prefeito da capital colombiana de 1998 a 2001, é um ferrenho defensor do uso da bicicleta e de ciclovias.
— As bicicletas são importantes, mas é preciso infraestrutura para usá-las com segurança. As pessoas têm o direito de se movimentar com segurança sem ser apenas em um automóvel. A ciclovia mostra que uma bicicleta de US$ 30 tem o mesmo valor de um carro de US$ 30 mil.
Peñalosa lançou ideias de como poderia ser uma cidade melhor. Para ele, o ideal seria uma cidade desenhada para crianças.
— Se uma criança se sente segura em uma cidade, está bem. Mas, infelizmente, nos últimos 80 anos projetamos as cidades apenas para adultos com carros. Em qualquer lugar do mundo, quando se fala para uma criança: "Cuidado com o carro!", ela salta aterrorizada e as pessoas passaram a achar isso normal — destacou.
Em meio a sua apresentação, o colombiano foi aplaudido quando sugeriu à Capital uma ciclovia de 100 quilômetros de extensão à beira do Guaíba. Disse que seria exemplo no mundo e faria as pessoas mais felizes. Mas confidenciou que em suas palestras ao redor do mundo utiliza imagens de Porto Alegre para mostrar exemplos de como se constroem as barreiras transparentes.
— As grades transparentes de vocês são um exemplo. Aqui, diferente de muitas partes do mundo, não se constroem muros e isso faz com que o espaço privado seja visto pelo público e vice-versa. É melhor, inclusive, para a segurança.
Peñalosa lembrou que reduzir o uso de carros é a grande preocupação de países desenvolvidos e que, em locais menos avançados, a ideia é justamente construir autopistas que facilitem o uso de automóveis. Ele acredita que construir pistas mais largas é como apagar fogo com gasolina.
No leque de ideias polêmicas, está a contrariedade ao metrô. Ele reforça que o sistema é muito caro e que não resolve o problema da mobilidade urbana. De acordo com o palestrante, as pessoas querem ter metrô, mas não vão usá-lo:
— Em nenhum lugar do mundo (o metrô) mobiliza mais de 10% da população. Por que meter as pessoas debaixo da terra? — questionou.
Peñalosa é conhecido por implantar o sistema de BRTs em Bogotá, com linhas que se cruzam, em que o tempo de espera pelo coletivo é muito menor.
O Fronteiras do Pensamento Porto Alegre é apresentado pela Braskem e tem o patrocínio de Unimed Porto Alegre, Natura, Gerdau e Grupo RBS. O projeto conta com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul como universidade parceira, o apoio da Petrobras no módulo educacional e parceria cultural da Unisinos, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
PARA SEU FILHO LER
— Andar de bicicleta faz bem para a saúde e é divertido. Mas é importante seguir regras e estar perto dos pais ou de algum responsável.
— Crianças não devem andar perto de carros. Precisam ir a um lugar seguro, como um parque.
— É bom ficar a uma distância segura de outras pessoas e bicicletas, para ninguém se ferir.
— Materiais de proteção, como capacetes, evitam machucados mesmo se a pessoa cair.
— Use as mãos para sinalizar quando você decidir dobrar à direita ou à esquerda.
— Lembre-se que a bicicleta é um veículo. Por isso, se você andar no meio do trânsito, deverá obedecer às regras.
— A lei diz que não é permitido andar em cima da bicicleta nas calçadas, por exemplo. É preciso desembarcar e andar empurrando a magrela.
Quem é ele
Enrique Peñalosa - Foi prefeito de Bogotá, capital colombiana de 1998 a 2001.
Estudou Economia e História na Duke University, na Carolina do Norte (EUA) e fez Doutorado em Administração Pública na Universidade de Paris II, França.
Foi professor visitante na Universidade de Nova York e já atuou como jornalista e consultor nas áreas de políticas urbanas e transportes.
Em 2010, foi o orador principal da Cúpula NACTO (National Association of City Transportation Officials), que associa os secretários de transportes das cidades dos EUA Entre 2003 e 2010 foi membro da equipe de especialistas do programa Urban Age da London School of Economics.
Como conferencista, já foi convidado a falar em universidades como MIT, Harvard, Princeton, Cornell, Georgetown e Columbia.
Fonte: Zero Hora
Peñalosa defende o uso de meios de transporte alternativos e critica iniciativas como o metrôFoto: Jean Schwarz / Agencia RBS

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