sexta-feira, 15 de junho de 2012


Detran/RS e ciclistas reúnem-se para definir políticas de segurança
O Detran/RS recebeu, nesta quinta-feira (14), em Porto Alegre, um grupo de ciclistas para debater políticas de políticas de segurança para o setor. O diretor Técnico, Ildo Szinvelski, além de representantes de diversas áreas da Autarquia, reuniram-se com os cicloativistas Marcelo Sgarbossa, do Laboratório de Políticas Públicas e Sociais e José Antônio Martinez, da ONG Mobicidade.

Eles trouxeram suas expectativas quanto à atuação da administração pública, que podem ser resumidas em três eixos. O primeiro deles refere-se à sensibilização do futuro motorista e motociclista para o ciclismo veicular, isto é, o uso da bicicleta como meio de transporte e não apenas como lazer. O segundo é a necessidade de atingir o grande público com algumas mudanças de paradigmas, como por exemplo, o da velocidade média da via, que deve contemplar também o ritmo e a ocupação da bicicleta, tal como qualquer outro veículo, não sendo relegada ao meio-fio, muitas vezes ocupado por carros estacionados. O terceiro eixo diz respeito mais diretamente ao Poder Público, por meio de parcerias com municípios e órgãos estaduais e federais.

O Detran/RS, nessa primeira fase da parceria, vai solicitar às instituições de ensino superior conveniadas (faculdades e universidades que realizam a formação dos instrutores e dos diretores de Centros de Formação de Condutores) que reforcem os conteúdos referentes ao transporte por bicicleta. Na mesma linha, o Detran/RS vai ampliar o estudo do tema integrando a grade curricular dos CFCs. Pretende ainda levar representações dos ciclistas aos encontros com os secretários municipais de trânsito e de mobilidade e abrir espaço para este modal nas instâncias que preveem a participação da sociedade civil organizada, como as JARIs e o Comitê Estadual pela Segurança no Trânsito.

Fonte Detran/RS

2 comentários:

  1. parabens pela palestra de hj, dia 14 de junho na empresa onde q eu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço a paciência e o carinho com que fui recebido. Peço a Deus que toda vez que eu for falar sobre segurança no trânsito, tenha uma platéia atenta e participativa como a da DHB! Muito obrigado!

    ResponderExcluir