sábado, 11 de maio de 2013


EPTC anuncia ações para reduzir a violência no trânsito


Foto: Samuel Maciel/PMPA
Aumento do número de mortes na Capital motivou uma série de medidas
Aumento do número de mortes na Capital motivou uma série de medidas
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) implementará diversas medidas, a partir da segunda quinzena de maio, para reduzir a violência no trânsito em Porto Alegre. Haverá ações educativas com abordagens de pedestres e motoristas de ônibus nos corredores, com a utilização, também, pela fiscalização, de radares portáteis para coibir o excesso de velocidade, em razão do aumento de atropelamentos; intensificação de atividades de educação e de fiscalização com motociclistas, em razão também pelos atropelamentos, além de medidas de engenharia de trânsito, como a utilização de lombadas físicas.

As medidas são decorrentes do aumento de 9,68% em vítimas fatais (34), contra 31 nos quatro primeiros meses de 2012; 14% a mais de vítimas fatais por atropelamentos (14 a 8); mais 10,26% de atropelamentos nos corredores (43 a 39);e também pelos 9% de aumento em atropelamentos causados pelas motos (109 a 100).
Os dados gerais da Coordenação de Informações de Trânsito da EPTC para os quatro primeiros meses de 2013, contra o mesmo período do ano passado, são os seguintes: acidentes (7.138 a 6.881), representando menos 3,60%; menos 0,92% em acidentes com danos materiais (4.767 a 4.723); menos 9,27% em acidentes com feridos (2.341 a 2.124); mais 13,33% em acidentes com vítimas fatais (30 a 34): menos 7,24% em acidentes com motos (1.685 a 1.563); menos 6,93% em atropelamentos (433 a 403); mais 9% em atropelamentos com motos (100 a 109); mais 10,26% em atropelamentos por ônibus municipal (39 a 43).
Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC, afirma que o mutirão contra a acidentalidade acontece em razão da luz vermelha acesa no trânsito da Capital, principalmente pelo aumento de vítimas fatais: “Os principais focos das nossas ações serão uma maior conscientização dos pedestres para uma travessia com menos riscos, já que uma parcela expressiva de pessoas não respeita a sinalização, parecendo desconhecer a necessidade de utilizar as faixas de segurança, além da intensificação de abordagens com motociclistas pelo crescente número de atropelamentos, muitos com mortes”

Cappellari afirma também que a EPTC vai agir para reduzir a velocidade desenvolvida pelos lotações, motivo de um grande número de reclamações de usuários deste serviço, pelos riscos de acidentes.

Fonte: EPTC

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