domingo, 5 de maio de 2013


OMS reporta mais de 270 mil mortes de pedestres a cada ano

Os mais de 270 mil pedestres que perdem a vida por ano no mundo representam 22% do total de 1,24 milhão de mortes no trânsito. Para tentar reverter esse quadro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) está convocando os governos a realizar ações concretas para a segurança dos pedestres.

Sob a bandeira "Make Walking Safe" (torne o caminhar seguro), a II Semana Mundial de Segurança no Trânsito inicia em todo mundo na próxima segunda-feira (06). Com eventos registrados em 70 países, a Semana busca chamar a atenção para a segurança dos pedestres, gerar ações e medidas para protegê-los e assim contribuir para a meta da Década de Ação pela Segurança no Trânsito: salvar 5 milhões de vidas até 2020.

"Somos todos pedestres e os governos devem por em prática medidas para nos proteger. Isso não vai apenas salvar vidas, mas criar condições que incentivem as pessoas a caminharem mais, melhorando a saúde e protegendo o meio ambiente", declarou o médico Oleg Chestnov, diretor-geral de Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental da OMS.

Os pedestres estão entre os mais vulneráveis no trânsito. Estudos indicam que homens - tanto crianças como adultos - representam uma grande proporção das mortes e lesões entre pedestres. Nos países desenvolvidos, os idosos são as maiores vítimas, enquanto nos países de média e baixa renda, crianças e jovens adultos são os mais afetados. Adultos e crianças com deficiência tem maiores índices de ferimentos como pedestres.

A proporção de pedestres mortos em relação aos outros usuários das vias é maior na África (38%) e menor no Sudeste da Ásia (12%). Em alguns países, a proporção de mortes de pedestres pode chegar a dois terços das mortes, como em El Salvador (62%) e Libéria (66%).

"Mais de 5 mil pedestres são mortos no mundo a cada semana. Suas necessidades tem sido negligenciadas por décadas em favor do transporte motorizado", avalia o médico Etienne Krug, diretor do Departamento de Prevenção de Lesões e Deficiências Físicas da OMS. "Precisamos repensar a forma como organizamos nosso sistema de trânsito para fazer as ruas mais seguras para pedestres e salvar vidas".
Texto: Assessoria Detran/RS com informações da OMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário