domingo, 4 de setembro de 2011

Ciclovias em Porto Alegre


Projeto da ciclovia da Ipiranga será entregue na segunda

02/09/2011 18:40:03

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Nova alternativa de deslocamento pela avenida Ipiranga
Nova alternativa de deslocamento pela avenida Ipiranga
Mais de nove quilômetros de ciclovia serão construídos na avenida Ipiranga. O projeto executivo da obra será entregue nesta segunda-feira, 5, às 10h. O evento, que acontece no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéo, 10), terá as presenças do prefeito José Fortunati, do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, do secretário Municipal de Obras e Viação (Smov), Cassio Trogildo, do diretor do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Ernesto Teixeira, do secretário Municipal do Meio Ambiente (Smam), Luiz Fernando Záchia, e do diretor de expansão do Grupo Zaffari, Cláudio Luiz Zaffari, que fará a entrega do documento ao prefeito.  O projeto funcional  da ciclovia foi realizado pela Gerência de Planejamento Estratégico da EPTC e o projeto executivo foi realizado pela Cia. Zaffari.
A ciclovia da Ipiranga, que terá 9,4 quilômetros de extensão, ligará as avenidas Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e Antônio de Carvalho. É uma contrapartida de empreendimento do Grupo Zaffari para a cidade. Envolve também o Shopping Praia de Belas, fazendo parte do Plano Diretor Cicloviário, que prevê um potencial de 495 quilômetros de ciclovias em diversos pontos da Capital. 

Cappellari comemora a realização de mais uma etapa do projeto da ciclovia da Ipiranga. “A prefeitura trabalhou conjuntamente nessa ação, foram diversas secretarias envolvidas. Teremos uma nova alternativa de deslocamento pela Ipiranga, além de colaborar para o meio ambiente”, afirmou o secretário ao destacar que Plano Diretor Cicloviário visa incentivar o uso desse tipo de transporte.

Normas técnicas - O projeto da ciclovia da Ipiranga foi realizado pela Gerência de Planejamento Estratégico da EPTC e atende a normas técnicas internacionais, contemplando mais segurança e conforto aos ciclistas.

Ciclovias integradas - Com a conclusão da duplicação da Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), obra prevista para a Copa do Mundo e que também contará com uma ciclovia de cinco quilômetros, haverá uma integração dos espaços exclusivos para os ciclistas das avenidas Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique (1 quilômetros a ser implantado) e Diário Notícias (2 quilômetros já existentes), resultando em 17,4 quilômetros de ciclovias integradas.

Fonte: EPTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário