sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Detran divulga ações educativas na Semana Nacional de Trânsito no RS


Seminários e atividades educativas marcam Semana Nacional de Trânsito no RS

Dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, acontece nesta sexta-feira (16) uma ação integrada de panfletagem em cinco pontos do RS. Doze instituições ligadas a questão do trânsito estarão atuando em conjunto, das 16 às 18h, para divulgar os objetivos da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, tema escolhido pelo Denatran para esta SNT.
Nos sete dias seguintes, seminários, aulas especiais, distribuição de material educativo e intervenções de conscientização buscarão chamar a atenção da sociedade para a Resolução da ONU que tem o objetivo de reduzir pela metade o número de vítimas nos próximos 10 anos.
No domingo (18), quando inicia oficialmente em todo País a semana que a legislação dedica ao trânsito, o Detran/RS promove uma ação no parque da Redenção, envolvendo também seus credenciados e parceiros, com caminhada e distribuição de material educativo.
Dois grandes seminários foram programados para debater temas sensíveis: segurança dos motociclistas e o futuro das rodovias. O primeiro, realizado pelo Detran/RS, é aberto ao público e acontece dia 22 na Assembléia Legislativa; o segundo, programado pela Concepa,  é direcionado a agentes de trânsito, transportadores e instrutores de CFCs, e será realizado no Auditório da concessionária dia 23.
Para dar visibilidade a todas essas ações e às que serão realizadas nos próximos 10 anos, além de trocar ideias e reunir comentários, o Detran/RS lançará o Blog da Década RS, que entra no ar dia 21.
Durante toda a semana, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) também dedicarão um tempo das aulas teóricas de primeira habilitação, renovação e reciclagem para falar dos objetivos da Década. O Detran/RS encaminhará sugestões didáticas e disponibilizará material de apoio.

PROGRAMAÇÃO
16/09, das 16 às 18h - Ação integrada nos pedágios de Campo Bom, Portão, Eldorado e Gravataí e postos de combustível de Porto Alegre
18/09, às 10h – Caminhada e blitz educativa do Detran/RS na Redenção
21/09 - Lançamento do Blog da Década RS
22/09, das 8 às 17h – Seminário Motociclistas em Debate na Assembléia Legislativa
23/09, das 8h30 às 9h40 – Detran/RS participa do Seminário O Futuro das Rodovias Brasileiras – Gestão de Tráfego e Educação dos Condutores, realizado pela Concepa

Detran/RS promove blitz educativa na Redenção
Neste domingo (18), quando se inicia oficialmente em todo País a Semana Nacional do Trânsito, o Detran/RS promove uma blitz educativa no Parque da Redenção buscando sensibilizar a comunidade para aDécada de Ação pela Segurança no Trânsito. O tema foi escolhido pelo Denatran para esta edição da SNT visando difundir a iniciativa da ONU, que tem como meta reduzir pela metade o número de vítimas no trânsito até 2020.
Servidores da autarquia, centros credenciados e instituições parceiras farão uma caminhada com entrega de materiais educativos para a população durante toda a manhã. A concentração é às 9h no Monumento ao Expedicionário. Em caso de chuva, a atividade será suspensa.
Sobre a Década de Ação pela Segurança no Trânsito
Preocupada com os altos índices de acidentalidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou, na sua Assembléia Geral, ocorrida em 02 de março de 2010, o período de 2011 a 2020 como a Década de Ação pela a Segurança no Trânsito em todo o mundo.  A Resolução da ONU foi motivada por dados da Organização Mundial de Saúde que apontam em cerca de 1,3 milhão de vítimas fatais e US$ 518 bilhões gastos a cada ano no mundo em decorrência de acidentes de trânsito. Noventa por cento das mortes ocorrem, segundo o relatório, em países de baixa e média renda, entre eles, o Brasil.
A ONU entende que o problema da acidentalidade é grande demais para ser solucionado isoladamente por qualquer entidade, órgão ou autoridade. Por isso está conclamando todos a participar de um esforço conjunto para a redução dos índices. A meta para a Década é reduzir as mortes, o número de feridos e de sequelados em 50%.
As ações para a Década serão orientadas por cinco pilares básicos propostos pela ONU: fortalecimento da gestão da segurança no trânsito, infraestrutura viária adequada, segurança veicular, comportamento e segurança dos usuários, atendimento ao trauma, assistência pré-hospitalar, hospitalar e reabilitação.

Fonte: Detran/RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário