quinta-feira, 22 de setembro de 2011


Passeio ciclístico marca início das obras da Ciclovia da Ipiranga

22/09/2011 12:05:28

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Passeio percorreu 3 Km dos 9,4 Km que serão construídos
Passeio percorreu 3 Km dos 9,4 Km que serão construídos
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Prefeito assinou ordem de início das obras da ciclovia
Prefeito assinou ordem de início das obras da ciclovia
Um passeio ciclístico marcou o início das obras de construção da Ciclovia da Avenida Ipiranga na manhã desta quinta-feira, 22. O ato, realizado no Dia Mundial Sem Meu Carro, percorreu mais de 3 Km dos 9,4 Km que serão construídos ao longo da avenida, iniciando na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), até a avenida Antônio de Carvalho.

O prefeito José Fortunati participou da bicicletada que terminou no estacionamento do Supermercado Zaffari, na rua Santa Cecília, onde foi assinado o documento de início das obras pelo prefeito, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, e os dirigentes da Cia. Zaffari e Praia de Belas. (fotos)O novo caminho para bicicletas será às margens do Arroio Dilúvio, com duplo sentido de circulação, mudando de lado em alguns pontos da avenida para melhor aproveitamento do espaço do talude. A faixa será exclusiva para bicicletas, segregada ao tráfego de veículos, terá piso na cor vermelha, sinalização horizontal e vertical (placas e pinturas) e semáforos específicos. (vídeo)
Fortunati destacou que o poder público está trabalhando para estimular meios alternativos de transporte. “É um modal importante de lazer, esporte e trabalho. Uma atividade saudável, que não polui o meio ambiente e contribui para a mobilidade do trânsito. Quero dizer que a cidade deseja respeitar os ciclistas”. Além da ciclovia, o prefeito falou de investimentos do poder público no transporte coletivo de qualidade e da busca pela realização do metrô em Porto Alegre.

Ao lado do deficiente visual, Nelson Pletsch, 68 anos, e da estudante Andressa, oito anos, o prefeito fez um apelo à população para a convivência harmônica no trânsito. “É preciso uma mudança de cultura, que todos se respeitem no espaço público, que os motoristas respeitem os ciclistas”.

De acordo com o secretário Cappellari, a ciclovia da Ipiranga deve estar concluída no início de 2012. Disse, ainda, que a realização de ciclovias deverá ocorrer na cidade de forma continuada, citando projetos das avenidas Sertório, Padre Cacique e Tronco. A intenção é chegar em 2014 com 40 Km de ciclovia na cidade.

Os ciclistas presentes receberam camisetas e bonés personalizados com a identificação “Ciclovia: Eu Curto, Eu Cuido”, além de material educativo de educação para um trânsito mais seguro.

Ciclovia Ipiranga - A Ciclovia da avenida Ipiranga, fruto de uma parceria da prefeitura com a Cia. Zaffari e o Praia de Belas, terá 9,4 km de extensão quando concluída, iniciando na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), até a avenida Antônio de Carvalho. O projeto funcional foi elaborado pela Gerência de Planejamento Estratégico da EPTC, e a execução da obra será de responsabilidade dos dois grupos, em contrapartida a empreendimentos na cidade.

A iniciativa faz parte do Plano Diretor Cicloviário, que prevê a instalação de 200 metros de ciclovia para cada 100 vagas de estacionamento em empreendimento da iniciativa privada. A ação integra o movimento “Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido”, aliando ações concretas do poder público à mobilização dos porto-alegrenses nos cuidados da cidade.

A implantação da nova ciclovia tem apoio, também, da Smam, Smov e do DEP, além da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). 

Ciclovias integradas - Com a conclusão da duplicação da Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), obra preparatória para a Copa do Mundo, que inclui uma ciclovia de 5 km, haverá integração dos espaços exclusivos para os ciclistas das avenidas Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique (1 km a ser implantado) e Diários de Notícias (2 km já existentes), resultando em 17,4 km de ciclovias integradas.

A cidade conta, ainda, com a ciclofaixa de Ipanema, recentemente revitalizada (1,2 km); ciclovia da Restinga, em fase final de obras (3,2 km), além dos corredores de ônibus da 3ª Perimetral liberados aos domingos e feriados, e o da Érico Veríssimo. A previsão é de 40 km de ciclovias até a Copa do Mundo.

Fonte: EPTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário