terça-feira, 13 de agosto de 2013

EPTC forma 82 novos agentes para o trânsito da Capital


Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Fortunati destacou o papel da EPTC na organização da cidade
Fortunati destacou o papel da EPTC na organização da cidade
O trânsito de Porto Alegre passa a contar com 82 novos agentes. Nesta segunda-feira, 12, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou a formatura dos servidores públicos que irão ajudar na qualificação da mobilidade urbana da Capital. O evento, que lotou as dependências do auditório do Teatro Renascença, contou com a presença do prefeito José Fortunati e do diretor presidente da EPTC, Vanderlei Capellari. (fotos)

Com o novo concurso, Porto Alegre possui agora com um total de 610 agentes. A previsão é ter 700 nas ruas até a Copa do Mundo de 2014. Os novos funcionários trabalharão em seis coordenações operacionais da EPTC: Centro, Leste, Norte, Sul, Plantão e Transporte.

O prefeito destacou o papel da EPTC na organização da cidade para uma melhor qualidade de vida da população. “Os agentes têm o papel de disciplinar e organizar para o bom uso do espaço urbano que é de todos nós, e que precisa de harmonia”, destacou.

O agente André Ulian, que ingressou na primeira turma há 15 anos, prestigiou a formatura da esposa Tais Zitto que fez questão de vestir a filha Isabellli, de 2 anos, com o uniforme da EPTC. “Estamos muito felizes, nossa família tem muito orgulho de servir ao público e contribuir com a nossa cidade no seu dia-a-dia”, disse Tais, que agradeceu o incentivo de André para estudar para o concurso. 

Para Cappellari, há uma grande preocupação na formação e treinamento dos agentes para que eles deem respostas aos cidadãos. “Trabalhamos muito forte na questão de informação e orientação à população assim como com o planejamento da mobilidade urbana de uma cidade bastante complexa”. O diretor disse ainda que, além de investimentos em pessoal, a EPTC também está investindo na Central de Controle e Monitoramento da Mobilidade, que já conta com 96 câmeras em funcionamento, e em ações que qualifiquem a mobilidade urbana de Porto Alegre.




O treinamento: 

Os novos agentes, todos concursados, foram chamados pela EPTC em maio deste ano. Desde então, participaram de um intenso processo de qualificação, contando com mais de 100 horas de treinamento teórico e 200 horas de ações nas ruas.

No curso, estudaram Legislação de Trânsito e Transporte; Operação de Rádio, Gestos e Sinais Sonoros, Atendimento a Acidentes, Primeiros Socorros, entre outros temas. Após o treinamento teórico, passaram por seis semanas de estágio prático monitorado, com orientação de agentes experientes.

Marcelo Cunha, chefe de Operações Especiais, funcionário há 14 anos da empresa, acompanhou todo processo de formação dos novos agentes. “Temos um papel bastante amplo que visa atenuar problemas no trânsito e contribuir com um trânsito seguro”, ressaltou.

Fonte: EPTC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário