quinta-feira, 17 de abril de 2014

Descubra mitos e verdades 

sobre a compra de carros 

seminovos de locadoras


Carros que deixam as frotas de aluguel e vão parar nos pátios

 das revendedoras próprias sofrem preconceito do consumidor,

 mas especialistas afirmam que maior parte das informações dos 

motoristas sobre esse mercado está equivocada

Na hora de comprar um veículo seminovo – com até três anos de uso – há possibilidade de adquirir um carro que antes pertenceu a uma locadora de automóveis. Essa negociação, no entanto, acaba envolvendo uma série de preconceitos – a maioria dos quais não condiz mais com a realidade atual, afirmam profissionais do segmento.

– Nossa dificuldade é levar o cliente resistente ao pátio, porque, quando ele chega lá, o produto convence – afirma Marco Antônio Guimarães, diretor de venda de carros da Localiza.

Segundo o executivo, 36% de seus clientes foram indicados por quem já adquiriu um carro de locadora.

– Temos preço tão competitivo quanto as revendas, mas, do ponto de vista da procedência, entregamos um produto melhor – avalia Levi Avila da Fonseca Filho, diretor de seminovos da Unidas, que tem loja em Passo Fundo e estuda estrear na Capital.

Pátio da locadora de veículos Localiza em Porto Alegre.A procedência é a principal vantagem apontada pelos gerentes para modelos usados em aluguel. Implica, também, que impostos e documentos estão em dia, e não haverá surpresas com multas ou irregularidades junto ao Departamento Estadual de Trânsito
(Detran). Além diiso, quilometragem sai tem garantia de não ser alterada.
Revisões em diaPesa também a estrita agenda de revisões a que os carros para aluguel são submetidos.

– Como é nosso negócio, mantemos a manutenção sempre em dia – detalha Douglas Vicentini, gerente de frotas da Hertz.

No caso dos automóveis que ainda têm garantia de fábrica, as manutenções são realizadas rigorosamente de acordo com o manual, e se somam a elas outras revisões internas.

Antes da venda, a locadora ainda verifica se há peças que precisarão ser trocadas em breve e já efetua a substituição – o uso de peças originais é quase padrão, embora em alguns casos elas possam ser similares.

As locadoras fazem triagem dos veículos que saem do aluguel. Modelos com qualquer desgaste acima do padrão ou outros problemas são descartados para a loja e vendidos no atacado (concessionários de seminovos).

A Hertz leva para o pátio cerca de 20% da frota de aluguel, percentual que chega a 65% no caso da Localiza. A Unidas vende em média 70% de sua frota de locação ao consumidor.


Estacionamento da locadora de veículos Unidas, em São Paulo.
MITO: carros usados para locação têm mais quilômetros rodados
Segundo lojistas, ocorre justamente o contrário. Os sistemas de controle de frota avisam a necessidade de substituir o veículo quando ele atinge um número determinado de quilômetros rodados, que varia entre 30 mil e 40 mil quilômetros, dependendo da locadora.

A justificativa, de acordo com os especialistas, é que os automóveis para aluguel precisam estar funcionando o melhor possível, em virtude do serviço a que se prestam. Por isso, a troca dos modelos disponíveis é frequente. Disso decorre também que, além da quilometragem, os seminovos de locadoras têm pouco tempo de rodagem – Localiza, Hertz e Unidas situam a idade entre 12 e 18 meses.
MITO: seminovos de locadoras são mais baratos do que nas revendas
Veículos de frota, comprados em grandes quantidades, têm, sim, desconto na hora em que a locadora os adquire diretamente da montadora. Porém, na revenda, são precificados de acordo com o mercado. O motivo é justamente o “tratamento VIP” de manutenção a que são submetidos, somado aos processos de seleção das unidades que vão para a loja de seminovos e as que vão para o atacado.

– O carro de entrada tem um preço muito sensível. Se você colocar acima, o mercado não paga, mas se resolver baixar, não faz sentido nenhum manter o controle de qualidade – pontua Guimarães, da Localiza.

Vicentini, da Hertz, completa que eventualmente o cliente pode encontrar algum veículo com custo um pouco abaixo das revendas comuns, mas que isso não é a regra.
MITO: seguradoras e financiadoras não aceitam seminovos que eram de frotaO que pode impedir um veículo de contratar apólice ou ser financiado é ter sofrido sinistro. No caso da seguradora, o carro já batido perdeu as características originais e estaria mais propenso a problemas – o mesmo motivo leva à recusa das financeiras, prevendo que um conserto pode acarretar em despesa que, somada à prestação, resultaria em inadimplência.

Mas veículos com sinistros não chegam às vitrines das lojas de seminovos de locadoras. Ao contrário, são encaminhados à venda em atacado – ou seja, comercializados a revendas, que têm clientes com perfil mais variado e poderão encontrar um comprador ciente das condições.

– As seguradoras têm até mais flexibilidade com o carro de locadora, porque checam a procedência – afirma Vicentini, da Hertz.

No caso do financiamento, o mito está ainda mais longe da realidade, dizem os gerentes, uma vez que o volume de vendas das locadoras propiciaria a obtenção de condições facilitadas de financiamento. Como os modelos são bastante novos, as taxas seriam mais próximas das dos zero-quilômetro.
VERDADE: Locadoras não têm variedade de cores
De fato, em relação à gama de modelos oferecidos, a de cores é bastante restrita. O prata é maioria absoluta, o que se justifica pela facilidade de conserto em caso de arranhões.

– A base da pintura é branca, então os riscos aparecem menos, antes de consertarmos para venda. Além disso, é a cor mais vendida – argumenta Guimarães, da Localiza.

A empresa quase não trabalha com branco, cor que “queima” muito facilmente. Já a Hertz tem variações de branco e preto, que formam, ao lado do prata, a preferência dos consumidores.

Na Unidas, segundo Fonseca Filho, a diversidade de cores é preocupação ainda na hora de adquirir a frota para locação. Vermelho e outras cores, assim, ficam disponíveis para as unidades de venda após a vida na locadora.
DEPENDE: Veículos para locação não têm opcionais
Os veículos básicos formam uma parte do estoque das lojas de seminovos de locação, mas pequena. Segundo os gerentes, na hora de alugar, modelos duas portas, sem ar-condicionado e sem direção hidráulica, por exemplo, oferecem custo menor ao locador. Quando deixam de ser apropriadas ao aluguel, algumas unidades passam ao pátio da revenda, também para quem quer gastar menos na compra, mas a maior parte é vendida no atado.

A frota à venda nas locadoras é de veículos com pelo menos ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricos.

– São os itens mais valorizados, por isso os carros médios oferecem maior rentabilidade e investimos neles. Câmbio automático é outro opcional que está gerando maior procura – diz Douglas Vicentini, da Hertz.

Para Marco Antônio Guimarães, da Localiza, outra vantagem das lojas de locadoras é encontrar modelos 1.0 com menos de dois anos de uso.

– Variedade de modelos 1.0 com tão pouco uso, só as locadoras têm. Em geral, quem compra um 1.0 novo não vende tão rápido – explica.
DEPENDE: As chances de pegar um carro batido são maiores em revendas de locadoras
Especialistas destacam que o diferencial da locadora é ter realizado uma triagem e deixado de lado modelos batidos e com problemas – enquanto vendedores particulares podem ter efetuado consertos e não mencioná-los ao comprador.

– Pequenos arranhões são corrigidos na preparação (para venda), mas, se houve sinistro maior do que 20% do valor do carro, vendemos no estado, geralmente em leilões ou para empresas especializadas – explica Guimarães, da Localiza.

Levi Avila da Fonseca Filho, da Unidas, ressalta que quaisquer condições que representem um problema para o futuro dono inviabilizam o carro no sistema de triagem da locadora para revenda.

Fonte: Revista Pense Carros

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