quinta-feira, 24 de abril de 2014

Mais de 300 motoristas de ônibus são ciclistas por um dia


Foto: Thalles Campos/Divulgação PMPA
Ideia é mostrar dificuldades enfrentadas por aqueles que andam de bicicleta
Ideia é mostrar dificuldades enfrentadas por aqueles que andam de bicicleta
Ônibus, 15 toneladas; bicicleta, 15 quilos. Mas tamanho não pode ser documento, ainda mais no trânsito. Para sentir na própria pele a proporção e o impacto dessa diferença no dia a dia da circulação, a EPTC, além das palestras educativas, tem incentivado, cada vez mais, ações práticas junto aos consórcios de ônibus, de uma maior atenção em relação aos ciclistas. Na programação interna das empresas, condutores de ônibus assumem o papel de ciclistas por um dia. O objetivo é mostrar as dificuldades enfrentadas pelos ciclistas diante de veículos de grande porte, principalmente quando não se prioriza o respeito e qualidade nas relações da circulação, resultando em maiores riscos de acidentes.

A empresa Sudeste, do Consórcio Unibus, prossegue com seu projeto piloto nesta área. Já 300 candidatos a futuros motoristas, atualmente na função de cobradores, participaram das ações, na área interna da empresa. Os condutores se posicionam sobre bicicletas fixas, com passagem dos ônibus na distância regulamentar lateral de, no mínimo, 1,5m, como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Art. 201. Todos os atuais condutores da empresa deverão participar dessa experiência, para “mostrar os dois lados da moeda”, como afirma o agente de fiscalização da equipe de educação para o trânsito da EPTC, Marcelo Madruga.

Mudança cultural 
- Conforme Madruga, o que está acontecendo na empresa Sudeste é um bom exemplo para mudança de cultura nas relações do trânsito, com mais harmonia entre todos os modais de circulação. “O trânsito é um espaço compartilhado por diversos atores. Todos têm os seus direitos e deveres, onde o maior deve sempre proteger o menor, para redução de acidentes. As palestras educativas acontecem, também, nos demais consórcios de ônibus.”

O motorista Vanderlei de Paula Ribeiro, 42 anos, há 13 anos na função de condutor da Sudeste, apoia a iniciativa da empresa, onde os motoristas são ciclistas por um dia. “Não tenho dúvidas de que a iniciativa é muito boa. Os ciclistas igualmente devem ter um comportamento adequado na circulação, entender também a nossa situação, principalmente nos horários de pico, quando o trânsito fica bem mais pesado. O objetivo de todos deve ser buscar um trânsito com menos acidentes.”

De acordo com dados da Coordenação de Informações de Trânsito da EPTC, o primeiro trimestre deste ano apresentou na Capital uma redução de 29,63% (69 para 57) em acidentes com ciclistas; menos 29,49% (62 para 57) de ciclistas feridos e menos 33,33% (3 para 2) de vítimas fatais.

Fonte: EPTC
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário