terça-feira, 29 de abril de 2014

EPTC confirma "impacto

 gigantesco" com teste em

 sinaleiras

Vários pontos da Capital têm trânsito lento na manhã

deste terça







Teste em sinaleiras causa lentidão no trânsito de Porto Alegre nesta terça-feira
Foto: Milena Schoeller / Rádio Gaúcha

Porto Alegre tem vários pontos decongestionamento desde as primeiras horas da manhã deste terça-feira (29) devido à mudança no tempo dassinaleiras. O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, demonstra preocupação principalmente com o transporte público. 
"Tivemos um aumento significativo no tempo das viagens e isso impacta em um não cumprimento da tabela horária, gerando o descontentamento do usuário e influenciando o planejamento do transporte", disse ao confirmar o impacto gigantesco ao trânsito do teste iniciado na noite de ontem.
EPTC prevê que a lentidão no trânsito da Capital piore entre o meio-dia e 14h, devido ao movimento nas escolas.
Segundo Cappellari, o próximo passo do teste será mensurar com precisão o tempo das viagens, comparando com dias anteriores, e apresentar o relatório para a Câmara de Vereadores e para o prefeito da Capital, José Fortunati, que tomará a decisão final.
"Quando soubemos da aprovação da emenda, no dia seguinte já declaramos que o impacto seria gigantesco", afirmou.
Ele ainda garantiu que o teste não será cancelado hoje e que vai manter o tempo ampliado das sinaleiras até quinta-feira. A partir daí, os relatórios serão encaminhados para embasar a decisão do prefeito de vetar ou não a proposta aprovada pelos vereadores.
Mudança foi aprovada por vereadores
Com o objetivo de dar mais tempo para a travessia dos pedestres, 238 semáforos começaram a ser reprogramados. Os equipamentos são regulados de modo que fiquem 30 segundos abertos para as pessoas atravessarem. A emenda foi aprovada na Câmara de Vereadores e faz parte do Estatuto do Pedestre. A alteração - que está em fase de testes - aguarda sanção do prefeito José Fortunati.
Na fase inicial, oito avenidas tiveram o tempo dos semáforos alterados. São elas: Ipiranga, Osvaldo Aranha, João Pessoa, Mauá, Salgado Filho, Borges de Medeiros, Independência, Azenha e Loureiro da Silva.
A modificação começou na noite de segunda-feira e será finalizada na manhã de hoje. O presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, já havia demonstrado preocupação especificamente com o transporte coletivo.
"Essa primeira fase será justamente para avaliarmos a possibilidades. Os ônibus, por exemplo, precisam cumprir a tabela horária. Certamente haverá impacto. Se esse impacto for muito grande, voltamos com o tempo normal no dia primeiro e aguardamos a sanção do prefeito", afirmou ontem.
Emenda da bancada do PT prevê a ampliação do tempo dos semáforos:


Fonte: Rádio Gaúcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário