terça-feira, 1 de abril de 2014

Plano Diretor Cicloviário é debatido em audiência pública


Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Cappellari abordou os projetos que somarão 50 km de ciclovias em 2014
Cappellari abordou os projetos que somarão 50 km de ciclovias em 2014
Na noite desta segunda-feira, 31, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, e técnicos de planejamento da empresa debateram na Câmara de Vereadores o Plano Diretor Cicloviário da Capital. O encontro contou com o plenário lotado e teve a presença de vereadores.
 
O objetivo foi ouvir a população e demonstrar o trabalho realizado, assim como os futuros projetos para ampliar a segurança e a fluidez das bicicletas na cidade. Até o momento, Porto Alegre conta com 20,5km de ciclovias. Duas grandes obras estão sendo realizadas - as ciclovias das avenidas Loureiro da Silva (1,8 quilômetro) e Edvaldo Pereira Paiva (6,3 quilômetros). A Sertório, na Zona Norte, terá 12 quilômetros. Em breve, a ciclovia será licitada. A expectativa da prefeitura é estabelecer 50 quilômetros de espaços exclusivos até o final do ano.
 
“Queremos mudar a cultura da mobilidade urbana, inserir a bicicleta no cenário como uma alternativa real de deslocamentos diários. Por isso, estamos implantado as ciclovias e o sistema de bicicletas compartilhadas BikePoa, que já tem mais de 500 mil viagens”, declarou Cappellari.
 
Na ocasião, foram disponibilizadas dez intervenções para quem compareceu ao plenário se manifestar. Os principais apontamentos e dúvidas foram relativos ao investimento de 20% das multas de trânsito em ciclovias.  Cappellari explicou que esse valor já está sendo investido e que o objetivo da prefeitura é criar um fundo, onde verbas seriam recebidas de outras secretarias, além da EPTC, assim como contrapartidas e doações da sociedade, para possibilitar que o Plano Cicloviário siga em implantação.

Fonte: EPTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário